Influência Externa Um ciclone extratropical e uma frente fria estão em formação entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e o Oceano Atlântico. Embora esses fenômenos não cruzem o território paranaense, eles exercem influência direta no tempo. O meteorologista Reinaldo Kneib explica que a combinação do calor intenso com a umidade transportada de outros estados favorece a ocorrência de temporais com raios, rajadas de vento moderadas a fortes e queda eventual de granizo.
Cronograma das Chuvas A instabilidade começa a ganhar força nesta quinta-feira pelo Litoral e pela região Oeste. Na sexta-feira (09), o risco de temporais aumenta, especialmente à tarde, atingindo com mais intensidade o Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Leste do estado. No sábado (10), a frente fria se aproxima um pouco mais do Paraná, intensificando a severidade das chuvas na Região Metropolitana de Curitiba e nas áreas de fronteira. Já no domingo (11), a chuva perde força no Oeste, mas segue forte nas demais regiões durante a tarde e a noite.
Calor e Temperaturas Antes da chuva, o calor deve ser intenso. Na sexta e no sábado, as temperaturas podem ultrapassar os 30°C em praticamente todo o estado, com picos acima de 33°C no Litoral, Oeste e Norte paranaense. O alívio térmico é esperado apenas para o domingo e a segunda-feira (12), quando a nebulosidade aumenta e as máximas sofrem uma redução.
Alerta da Defesa Civil Um boletim de gestão de riscos, elaborado em conjunto com a Defesa Civil, coloca o Paraná em estado de atenção. Na sexta-feira, o risco para tempestades localizadas e enxurradas pontuais é considerado moderado para todo o estado. Já no sábado, o nível de alerta sobe para "alto" nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, onde podem ocorrer destelhamentos e queda de galhos de árvores devido à força dos ventos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário