quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Operação policial contra 'cartel' do tráfico termina com 43 presos e 7 mortos no Paraná

Uma megaoperação deflagrada pelas polícias Civil, Militar e Penal do Paraná na manhã desta quinta-feira (16) resultou na prisão de 43 pessoas e na morte de outras sete em confronto.
A ação visava desarticular uma organização criminosa que atuava como um "cartel", monopolizando o tráfico de drogas e praticando roubos na modalidade "piratas do asfalto" em diversas regiões do estado.

Ao todo, 115 mandados judiciais, sendo 43 de prisão e 72 de busca e apreensão, foram cumpridos. A maior parte das ações concentrou-se em Laranjeiras do Sul, no centro-oeste paranaense, mas também houve alvos em Guarapuava, Cascavel, São José dos Pinhais, Cantagalo, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu, Laranjal e até na cidade de Estância Velha, no Rio Grande do Sul.

As investigações tiveram início em fevereiro deste ano, após o assassinato de um homem em Laranjeiras do Sul, crime que, segundo a polícia, foi motivado por disputas territoriais pelo controle de pontos de venda de drogas. A apuração revelou um grupo criminoso altamente estruturado, com hierarquia definida e regras rígidas, que impunha um monopólio na comercialização de entorpecentes na região.

“Tal domínio territorial e operacional imposto se desdobrou em uma série de outros delitos, como ameaças, extorsões, homicídios e coações, visando à manutenção do controle sobre o comércio ilícito de drogas”, explicou o delegado da Polícia Civil, Denival Barboza Liandro. Ele comparou a atuação do grupo à de um cartel, que controlava preços, áreas de atuação e punia severamente quem desrespeitasse suas ordens.

Além do tráfico, a organização criminosa também está envolvida em roubos de carga na BR-277. Indivíduos ligados ao grupo mantinham uma base operacional em Cascavel para realizar a subtração de cargas lícitas e ilícitas, como drogas e cigarros contrabandeados.

As sete mortes ocorreram em confrontos com as equipes policiais durante o cumprimento dos mandados. Segundo o delegado, quatro dos óbitos foram registrados em Cascavel e os outros três em Laranjeiras do Sul. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados.

A operação contou com o apoio de dois helicópteros, um da Polícia Civil e outro da Polícia Militar. O coronel Cícero de Oliveira Tenório, comandante do 7º Comando Regional da PMPR, destacou a importância da integração entre as forças de segurança para o sucesso da ação. "Essa integração é fundamental para enfraquecer organizações criminosas complexas, que agem de maneira estruturada e com alto poder de intimidação", afirmou.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário