10 novembro, 2023

Mamborê concretiza sonho de ser pólo de saúde visual do noroeste do Estado do Paraná

 

Através do montante que será repassado pelo Ministério da Saúde ao município de Mamborê (6.506.986,92 seis milhões quinhentos e seis mil novecentos e oitenta e seis reais e noventa e dois centavos) será possível atender de forma abrangente e satisfatória 25 municípios sendo eles Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Goioerê – PR, Iretama, Janiópolis, Juranda, Luiziana, Mamborê, Moreira Sales, Nova Cantú, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre D’Oeste, Roncador, Terra Boa e Ubiratã. Além de futuramente receber outros após novas pactuação. 

Durante os seus 10 meses de funcionamento o referido hospital atendeu 23.879 pessoas, com a retificação da portaria será possível atender uma população referenciada de  aproximadamente 350 mil pessoas, o que demonstra um grande marco de desenvolvimento para o município de Mamborê, serão pessoas circulando pelas ruas movimentando os mais diversos tipos de comercio de Mamborê. 
A secretária de Saúde Sara Caroline Beltrame Perez, comemora a notícia com muita emoção “essa é uma conquista extremamente importante para Mamborê, é um marco para o município” “poder ver Mamborê crescendo e se desenvolvendo por meio da saúde e poder fazer parte deste momento não tem preço” “muito se fala pela geração de emprego e pela aumento da população mamboreense através das indústrias, mas é pela saúde que nos tornaremos maiores, hoje o Hospital de Olhos Dr. Prime emprega 20 pessoas com a futura capacidade na nova sede empregará aproximadamente 80 pessoas apenas na oftalmologia, mas nossa intenção é crescer ainda mais abrangendo também outras áreas da saúde” ressaltou Sara Beltrame.

O prefeito Ricardo Radomski menciona sua alegria com essa conquista “saber que hoje podemos crescer como pólo de saúde é uma felicidade para todos os mamboreenses. “a prefeitura está apoiando essa grande obra que ocorrerá próximo ao trevo de acesso a Campo Mourão”. A referida obra será realizada em 3 possíveis terrenos, sendo que os investidores do Hospital de Olhos Doutor Prime adquiriam 2 terrenos e solicitou 1 terreno a Prefeitura Municipal que prontamente atendeu a solicitação porém a referida demanda necessita de aprovação da câmara de vereadores a qual está analisando a situação. “Tenho certeza que a câmara de vereadores de Mamborê não irá se opor ao crescimento e desenvolvimento do nosso município em um âmbito de extrema importância como esse” ressaltou o prefeito Ricardo Radomski.

O vice-prefeito Sebastião Martinez ressalta seu empenho e articulação em todo processo realizado “lembro quando realizamos a primeira reunião referente a esse processo, dos olhos marejados dos envolvidos nesse sonho e de quanto esse processo foi moroso, mas saber que todo esforço e dedicação estão sendo recompensados em prol da população é uma alegria imensa” “seremos uma cidade com cobertura de 100% no campo da visão”. Martinez salienta que não é apenas essa obra, que o futuro será muito promissor no campo da saúde e que Mamborê crescerá com muitas possibilidades de emprego.

Portaria na íntegra: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2022/prt4514_22_12_2022.html

Retificação: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/retificacao-522126174

Nenhum comentário:

Postar um comentário