12 abril, 2023

Poder público realiza ações para proteção em escolas de Mamborê

Recentemente nosso país vem enfrentando alguns acontecimentos em relação a atos terroristas, não somente em escolas, mas também em ambientes que concentram grande número de pessoas, infelizmente. Sabemos do quão danoso isso é pra todos nós, gerando medo e preocupação com nossos filhos, parentes e amigos. Diante dos fatos as autoridades policiais, equipes da administração estão agindo em conjunto para a segurança de todos.

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

Pensando em como isso afeta a todos nós e, que se trata de responsabilidade primeiramente pública e também de conscientização social, o Prefeito Ricardo Radomski, juntamente com o vice Prefeito Sebastião Martinez e a Secretária de Educação professora Lourdinha Daboit Brunetta, realizaram uma reunião emergencial, envolvendo funcionários, efetivo de segurança, professores, motoristas e demais colaboradores educacionais, com a finalidade de decidirem medidas responsáveis de segurança e controle das ações diretas dentro e fora dos ambientes escolares e nos demais locais onde se concentram os alunos, funcionários e população em geral. 



Lembramos também que nossa cidade é um local pacifico que apresenta uma população tranquila, sem histórico de violência dessa natureza, salientando que a segurança da população pertence às nossas policias, as quais tem agido de forma adequada e eficaz até a presente data e, também já está tomando as medidas em caráter de urgência.  



Frente a isso apresentamos as medidas a serem tomadas neste primeiro momento de maior necessidade: serão disponibilizados seguranças para ronda nas escolas, aqui e no município e Patrimônio Guarani; portões fechados nas escolas o tempo todo, sempre com alguém na recepção para atendimento à população; disponibilização de plano do efetivo militar do município para rondas e possíveis ações; instalações de câmeras com identificação facial nas entradas das escolas municipais; capacitação sobre medidas de segurança e proteção para os profissionais da educação; manutenção nos portões e instalação de interfones naquelas instituições que não possuem; instalações de câmeras nos veículos do transporte escolar, bem como controle do fluxo de pessoas que não possuem contato escolar dentro dos veículos. 



Informamos que tudo o que estiver ao alcance da Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal estará sendo realizado para promover segurança e conforto aos pais, responsáveis e alunos, assegurando o desenvolvimento das atividades educacionais, com o intuito de promover a ordem emocional, cognitiva e social dos usuários do nosso sistema educacional e suas famílias. 


Lembramos que algumas dessas medidas já estão sendo implantadas de acordo com o possível e disponível. Porém, para algumas situações, existe a burocracia da documentação de contratos sendo necessária a espera do processo para realizar as contratações, mas tudo está sendo feito de acordo com o amparo da legislação vigente.

Atualmente vemos que a internet é responsável pela grande disseminação de mensagens e notícias, prejudiciais, muitas vezes que nos fazem agir por instinto e medo, porém toda situação deve ser manifestada primeiramente ao órgão de segurança, polícia militar, para que as medidas sejam tomadas.



POLICIA MILITAR

A polícia Militar de Mamborê, está realizando todo o trabalho de patrulhamento e rondas em horários específicos em todas as escolas municipais e estaduais de nosso município no intuito de trazer mais segurança aos alunos e tranquilidade aos pais.



POLICIA CIVIL

A Delegacia de Polícia Civil também encaminhou nota relacionada aos últimos boatos e Fake News divulgados em nossa cidade.

VEJA as importantes orientações da POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ, por meio do NÚCLEO DE COMBATE AOS CIBERCRIMES - NUCIBER,  sobre as recentes ameaças de massacres escolares.

CUIDADO com o EFEITO CONTÁGIO, pois ao compartilhar notícias de massacre ou de possível atentado, seja por texto, fotos, áudios ou qualquer material, isso pode encorajar algum infrator à concretizar o ataque. A história nos mostra que esse é um meio de aumento de casos.

Mas fique calmo(a), a maioria dos casos são FAKE NEWS criadas pelos próprios alunos ou ex-alunos, com a intenção de gerar insegurança, pânico, para ter visibilidade, fazer brincadeiras de mau gosto ou até mesmo impedir as aulas.

A Policia Civil orienta que os pais monitorem o que os seus filhos estão acessando e compartilhando na internet e com quem estão conversando (incluindo chats de jogos/videogame), bem como quais redes sociais eles usam e seus perfis utilizados. Também recomenda criar o hábito de sempre verificar o que os seus filhos guardam em seus armários e gavetas, bem como, antes de saírem para a escola, o que estão carregando na mochila. Por fim, conversem com seus filhos e expliquem o perigo de compartilhar informações sem ter certeza de sua veracidade, pois poderá ser responsabilizado por ato infracional caso anuncie de forma falsa que irá ocorrer algum massacre.

Todas as denúncias - referentes ao Paraná - estão sendo investigados pela POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ.

Adultos e adolescentes envolvidos em ameaças ou planejamento de ataques serão presos pela PCPR e irão responder criminalmente por seus atos. Se a ameaça de ataque ou massacre for publicada na internet e se tratar de escola, colégio, hospitais, entre em contato com a delegacia local. OU utilize o Disque-denúncia 181

LEMBRE-SE: tire print da mensagem com a ameaça de maneira que seja possível identificar o número de telefone ou o perfil da rede social do ameaçador, bem como demais dados que identifiquem o agressor e a rede social utilizada para veicular a ameaça.

NÃO compartilhe Fake News! 

SIGA no INSTAGRAM o perfil da POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ para maiores informações sobre a repressão às ameaças de ataques e outros crimes.

https://instagram.com/pcproficial?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Por fim, lembre-se: a segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos!







Nenhum comentário:

Postar um comentário