O 11º Batalhão da Polícia Militar (11º BPM), em conjunto com o 3º Comando Regional da PM (CRPM), está participando ativamente da "Operação Virtude", uma ação de nível nacional voltada à proteção da pessoa idosa. A operação é resultado de um convênio entre a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP) e o Ministério da Justiça.
Com o objetivo principal de combater a violência, reduzir a subnotificação de casos e fortalecer a rede de proteção aos idosos, a operação se desenrola ao longo deste mês de outubro. Na área de abrangência do 11º BPM, o saldo parcial divulgado nesta quarta-feira (22) é significativo: 1.382 pessoas já foram alcançadas pelas ações em 17 cidades da região.
As atividades da Operação Virtude são divididas em frentes preventivas, repressivas e educativas. Elas incluem o cumprimento de mandados judiciais, a realização de palestras de conscientização, a divulgação do Estatuto do Idoso e um reforço no patrulhamento ostensivo.
Segundo o 11º BPM, a presença policial intensificada busca elevar a sensação de segurança e promover uma maior aproximação entre a Polícia Militar e a população idosa, um dos públicos mais vulneráveis.
A Operação Virtude é considerada uma das maiores campanhas nacionais contra a violência direcionada a essa faixa etária, contando também com a parceria do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
A Polícia Militar reforça a importância da colaboração da população. Denúncias anônimas sobre violência ou negligência contra idosos podem ser feitas 24 horas por dia através do Disque Denúncia, pelo telefone 181.
Nenhum comentário:
Postar um comentário