A iniciativa vai de encontro ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (celebrado em 15 de junho e instituído pela ONU em 2011), buscando mobilizar a sociedade mamboreense sobre a importância de proteger, garantir os direitos e valorizar a vida daqueles que já dedicaram seus anos à construção da comunidade.
Autoridades e o Compromisso do Município
A solenidade de abertura reuniu importantes lideranças locais e regionais, evidenciando a união dos poderes na causa. Estiveram presentes o prefeito Sebastião Martinez; a secretária municipal de Assistência Social e primeira-dama, Margarete Martinez; o promotor de Justiça, Dr. Lucas Losch Abaid; o secretário de Administração, Tiago Zanini; os vereadores Andriel Resniseke, Junior Dorneles, Christiane Batista Neves e Claudineia Ricci; além do diretor da Secretaria de Assistência Social, Carlos Liss, e do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Wilson Godoi.
Em seu discurso de acolhimento, o prefeito Sebastião Martinez enfatizou o compromisso da atual gestão com o bem-estar da terceira idade:
“Precisamos reconhecer e valorizar aqueles que contribuíram para a construção da nossa história. As pessoas idosas merecem respeito, atenção e cuidado. A administração municipal tem trabalhado para oferecer cada vez mais qualidade de vida, proteção e dignidade a essa parcela tão importante da nossa população.”
Informação, Direitos e Rede de Proteção
O momento central de conscientização foi conduzido pelo promotor de Justiça, Dr. Lucas Losch Abaid. Em sua palestra, ele abordou de forma clara e acessível os pilares do Estatuto da Pessoa Idosa, detalhando os direitos inalienáveis assegurados pela legislação brasileira e o papel fundamental das famílias como primeira rede de apoio.
O representante do Ministério Público foi incisivo ao alertar sobre a necessidade de não silenciar diante dos abusos. Ele reforçou a importância crucial de denunciar casos de violência, negligência ou qualquer situação que ameace a integridade física, psicológica ou patrimonial dos idosos, colocando a instituição de portas abertas para atuar firmemente na defesa desses direitos.
Cultura, Emoção e Tradição
Para coroar o evento e proporcionar um momento de descontração, afeto e alegria ao público presente, a programação contou com uma apresentação especial da Orquestra de Viola Caipira de Ubiratã. O grupo emocionou os participantes ao interpretar grandes clássicos da música sertaneja raiz, resgatando memórias e promovendo uma linda integração entre as gerações presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário