Educação e Uso Consciente de Medicamentos
Além do ambiente descontraído e da convivência comunitária proporcionados pela temática junina, o encontro teve um forte caráter educativo, voltado à segurança dos pacientes. O destaque da programação foi a palestra ministrada pela farmacêutica Maria Alice Marcondes, que abordou um tema essencial: “Como organizar minhas medicações corretamente”.
Durante a conversa com o grupo, a profissional repassou orientações valiosas sobre:
O respeito rigoroso aos horários e doses das prescrições médicas;
As formas adequadas e seguras de armazenamento dos remédios em casa;
A importância da adesão ininterrupta ao tratamento para garantir a eficácia no controle de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.
Acolhimento e Autocuidado
A abertura oficial e o acolhimento dos participantes ficaram a cargo da enfermeira Neli Vidal, coordenadora do grupo Hiperdia do PSF II. Em sua fala, ela ressaltou o quão fundamentais são esses momentos de encontro, não apenas para o monitoramento clínico contínuo, mas para o compartilhamento de informações de forma leve, estreitando os laços e estimulando o autocuidado.
A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal em oferecer um atendimento humanizado, fortalecendo a relação de confiança entre os cidadãos e os profissionais das equipes de Saúde da Família. Ações como o Arraiá do Hiperdia demonstram que unir conhecimento técnico, prevenção e integração social é a melhor receita para construir uma comunidade mais saudável e consciente.



Nenhum comentário:
Postar um comentário