Diante do grande volume arrecadado, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e o Gabinete da Primeira-Dama anunciaram, nesta segunda-feira (17), a suspensão da coleta desses itens.
Desse modo, os quartéis do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) não irão mais receber os artigos doados. A campanha, no entanto, entra em uma nova fase, voltada para o reerguimento estrutural do município, que teve 90% de sua área urbana devastada por um tornado no último dia 7 de novembro.
Nova Fase: Foco na Reconstrução
Os interessados em continuar ajudando as vítimas da intempérie têm agora duas formas principais de demonstrar solidariedade: doando materiais de construção ou recursos financeiros.
1. Materiais de Construção
A Defesa Civil reforça que a prioridade absoluta agora é a reforma dos imóveis danificados. O Governo do Estado já destinou mais de 10 mil telhas ao município, e cerca de 70% dos imóveis já receberam cobertura.
As doações de materiais de construção devem ser encaminhadas exclusivamente ao Centro de Eventos municipal de Rio Bonito do Iguaçu.
Prioridades de materiais:
Madeiramento para telhado
Telhas
Insumos elétricos
Insumos hidráulicos
2. Doações Financeiras (PIX)
Para aqueles que preferem contribuir com dinheiro, os valores serão destinados à construção de moradias e assistência direta às vítimas. As doações, de qualquer valor, podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas através de duas chaves PIX (CNPJ) oficiais:
Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap):
Chave PIX (CNPJ):
52.807.487/0001-12
Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu:
Chave PIX (CNPJ):
95.587.770/0001-99
Ambas as contas terão prestações de contas sobre a aplicação do montante recebido.
O primeiro-tenente Pedro Pierdoná, do Corpo de Bombeiros, explicou a transição: “Nossos quartéis já fizeram a triagem. Muito material já chegou em Rio Bonito do Iguaçu, e tem muito para mandar. Desse modo, a campanha nos quartéis foi encerrada. As famílias podem continuar auxiliando por meio do Fundo Estadual de Calamidades Públicas [...] Aí o Estado poderá alocar esses recursos onde mais seja necessário para a reconstrução da cidade”.

Nenhum comentário:
Postar um comentário