As equipes policiais se mobilizaram e deslocaram em direção ao endereço repassado. Durante o deslocamento das equipes, foi informado por usuários da via, que o assalto seria a um caminhão e que os autores estariam utilizando dois veículos, um GM/Cruze de cor cinza e um Hyundai/HB20 de cor branca, eles estaria em aproximadamente 04 Masculinos, todos de posse de Armas de Fogo, além de estarem utilizando capuz.
Enquanto as equipes se deslocavam para o atendimento, uma delas visualizou os dois veículos seguindo sentido ao município de Peabiru, iniciando o acompanhamento, porém, o veículo Hyundai/ HB20 de cor branca, retornou sentido a Campo Mourão e esta equipe continuou a acompanhar o veículo GM/Cruze de cor cinza.
Ato continuo, outra equipe que deslocava em apoio, avistou um veículo Hyundai/HB20, com as mesmas características repassadas via rádio, próximo ao anel viário do município, e ao se aproximar, o condutor do Hyundai/HB20 lançou o veículo contra a Viatura Policial e se evadiu sentido a cidade, iniciando o acompanhamento tático, dando ordem de parada utilizando sinais luminosos e sonoros, porém o condutor continuou evadindo-se em alta velocidade, desobedecendo as ordens de parada, inclusive continuou a lançar o veiculo contra e equipe de serviço por várias vezes.
Na sequência adentrou ao perímetro urbano, avançando via com sinal vermelho ativo, transitando nos acostamentos, colocando em risco os demais usuários da via, e após intenso acompanhamento ele adentrou ao pátio do Shopping Paraná Família, causando danos na "cancela" de entrada e saída de veículos inclusive colidindo na entrada do Shopping, empreendendo fuga a pé para o interior do Shopping e sendo abordado logo após já no interior do estabelecimento.
No momento da abordagem, o abordado se jogou no chão, dificultando a ação policial e oferecendo resistência ativa, sendo necessário o uso seletivo e diferenciado da força e algemas para conter o individuo e impedir que continue a fuga.
Diante da situação e após chegada do apoio de outras equipes policiais, foi realizada a busca no Hyundai/HB20 de cor branco, à principio sem alerta de furto ou roubo, bem como foi identificado o condutor, Masculino de 28 anos, o qual possui várias passagens pelo sistema prisional, inclusive por situação semelhante.
A Vitima do Roubo, Masculino de 53 anos, Motorista de caminhão, morador do estado de São Paulo, foi localizado pelas equipes Policiais, próximo do local onde ocorreu o Roubo e foi levado até a Delegacia de Policia Civil de Campo Mourão, sendo que a vítima reconheceu o veículo como participante no roubo.
Diante dos fatos, o detido recebeu voz de prisão e foi encaminhado à 16° Subdivisão Policial para os procedimentos de polícia judiciaria. Toda a ação de prisão foi acompanhado pelo advogado do autor, que inclusive acompanhou as buscas no veículo, na qual foi localizado, uma quantia de R$ 400,00 em espécie e mais um celular que o Autor quebrou durante a fuga. Ato contínuo, a Polícia Militar recebeu informações que o veículo que foi Roubado, um Caminhão Trator Scania/P360 A4X2 e Semi-reboque SR/PALMEIRA SRCF, havia sido abandonado na Rua Eulália Carneiro de Campos.
De posse das informações uma terceira equipe, encaminhou-se até local repassado e lá localizou os veículos citados. No local a equipe constatou que o veículo estava com a cabine trancada e devido a tal fato, o veículo não pode ser encaminhado para a Delegacia, em um primeiro momento, porém foi feito contato com responsável da empresa proprietária do veículo, o qual se comprometeu de providenciar uma chave reserva para que o veículo seja encaminhado até a Delegacia, para os procedimentos de praxe.
A primeira equipe policial que iniciou o acompanhamento do veículo Chevrolet/Cruze, de cor cinza, seguiu acompanhando o veículo que evadiu-se sentido ao município de Peabiru, sendo realizado tentativas de abordagem, porém o veículo não obedecia a ordem de parada emanada pelos sinais sonoros e luminosos da viatura, continuando em alta velocidade.
Próximo ao trevo de acesso ao município de Peabiru, a equipe Policial perdeu o contato visual com o veículo Cruze, no entanto, ao chegar no trevo do acesso principal ao centro da Cidade, havia grande movimentação de pessoas, que passaram a informar que um veículo Chevrolet/Cruze de cor cinza havia passado por ali em alta velocidade, e atropelado um senhor, evadido-se na sequência, sem prestar socorro, sentido o contorno da cidade.
A equipe então continuou o patrulhamento e ao se aproximar da saída para o contorno da cidade, deparou-se com o veículo Chevrolet/Cruze vindo sentido contrário. Que ao perceber a viatura policial, o condutor efetuou manobra de cavalo de pau, dando meia volta e, novamente em alta velocidade, evadiu-se, seguindo para uma estrada rural, que iniciava após o contorno, sendo acompanhado pela equipe Policial.
Durante o acompanhamento, o Chevrolet/Cruze quase colidiu contra outros dois veículos que estavam vindo pela estrada. Ao se aproximar de uma estrada que seguia em direção a uma mata, o condutor do veículo Cruze acabou se perdendo ao tentar fazer a conversão, adentrando a uma plantação de soja, ficando neste instante de frente e após, lateralizado com a viatura policial.
Neste momento a equipe policial, ouviu disparos de arma de fogo, vindos do veículo, sendo que de imediato a equipe desembarcou da viatura e para cessar a injusta agressão contra eles, efetuaram disparos de arma de fogo em direção ao veículo Cruze, sendo que o condutor acabou novamente manobrando e seguindo pela plantação até conseguir sair na estrada novamente.
A equipe novamente retornou para a viatura e continuando o acompanhamento. Ao chegar no fim da estrada, após um pesqueiro, na área rural de Peabiru, o veículo adentrou novamente em uma plantação e seguiu até colidir contra um barranco, próximo a uma área de mata, sendo que neste momento os indivíduos abondaram o veículo e adentram na mata e continuou a fuga a pé.
A equipe chegou logo na sequência, porém não conseguiu avistar os indivíduos, tampouco quantos eram e qual rumo seguiram, constatado apenas alguns rastros que seguiam para o mato. Após busca no veículo abandonado, no interior dele foi localizado uma espingarda calibre 12, sem munições. Havia ainda capa de colete modular, e alguns utensílios tais como boné e chapéu, verdes camuflados.
O veículo Chevrolet/Cruze, bem como a arma de fogo e os demais obejetos, foram encaminhados para a 16° Subdivisão Policial de Campo Mourão. Já na delegacia foi constatado que o veículo Cruze, tratava-se de de um veículo clonado, sendo originalmente o veículo I/Chevrolet Cruze LT, que possui alerta de Roubo.
O senhor que foi atropelado, Masculino de 52 anos, morador de Peabiru, foi hospitalizado e transferido para hospital de Campo Mourão para cirurgia, devido a uma fratura na perna, tendo ainda várias escoriações pelo corpo e face.
Resultado da ação policial foi, 01 masculino maior preso, 01 Veiculo Apreendido, 03 Veículos Recuperados, 01 Arma de Fogo Apreendida, 01 Capa de colete Modular apreendida, 01 Balaclava Apreendida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário