A iniciativa beneficiou 15 produtores rurais da cidade, que receberam espécies variadas, incluindo tilápias, carpas, bagres e jundiás.
Segurança Alimentar e Renda Extra
O projeto possui um forte aspecto social e econômico. O objetivo principal é fomentar a diversificação da produção agropecuária nas pequenas propriedades, garantindo a produção de alimentos saudáveis e seguros para o autoconsumo das famílias (subsistência). Além disso, a atividade serve como opção de lazer e estímulo à geração de renda através da venda do excedente da produção.
Técnicos do IDR ressaltam que o consumo de peixe é vital para uma dieta balanceada, sendo uma fonte rica em proteínas, vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais, como o ômega-3.
Quando aplicada com tecnologias adequadas em pequenas propriedades, a piscicultura desempenha um papel central no fornecimento de alimentos de qualidade no meio rural, mantendo o equilíbrio entre produção e conservação ambiental.
Tradição de 35 Anos
O IDR-Paraná é responsável por divulgar a ação, organizar os pedidos e distribuir os alevinos, além de fornecer instruções técnicas sobre a soltura e a alimentação correta dos peixes. A ação é realizada em parceria com a Empresa Dal Bosco, de Toledo.
Segundo Luiz Vanderley da Silva, extensionista do IDR-Paraná, o programa já é uma tradição consolidada em Mamborê.
“Este é um trabalho que já tem história no município, pois é realizado há mais de 35 anos. Ele vem contribuindo de forma expressiva para o desenvolvimento da piscicultura local e na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, destacou o extensionista.



Nenhum comentário:
Postar um comentário