domingo, 26 de outubro de 2025

Após Três Anos de Inatividade, Vereadores Promovem a Reconstrução da Acamdoze em Campo Mourão

Em um marco para o municipalismo regional, vereadores de pelo menos 11 cidades da Comcam realizaram a 171ª Assembleia Geral Ordinária da Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze).
O encontro, realizado em Campo Mourão, formalizou o início do processo de reconstrução da entidade, que estava desativada há cerca de três anos.

Participaram representantes de Câmaras de Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campo Mourão, Fênix, Terra Boa, Peabiru, Roncador, Iretama, Luiziana e Ubiratã, além de prefeitos e lideranças regionais.

Reconquistar a Confiança e Unir Forças

O presidente da Acamdoze, Vandersom Dubinski (vereador de Araruna), destacou o simbolismo da assembleia, chamando-a de "o primeiro passo de reconstrução" da Associação.

"Tivemos a participação de vereadores de 11 câmaras da região. É um processo de reconquistar a confiança e mostrar a força que a Acamdoze pode ter se formos uma unidade," afirmou Dubinski.

Ele enfatizou que o desafio é reerguer a entidade com base em um planejamento sólido, prometendo visitar cada Câmara para apresentar projetos e mostrar o propósito da associação, visando o engajamento de todos os 229 vereadores da Comcam.

O vice-presidente, Marcio Berbet (vereador de Campo Mourão), reforçou o papel da Acamdoze como um instrumento de valorização e capacitação do Legislativo municipal, que cumpre uma função educativa e integradora entre os municípios.

Projetos e Agenda de Retomada

A nova diretoria, composta por 13 membros de 11 municípios, aprovou uma ambiciosa agenda de ações para o novo ciclo da entidade:

  • Iniciativas Educacionais: Implantação da Escola de Gestão do Vereador e retomada do programa Vereador Nota 10.

  • Fomento Legislativo: Realização de um Concurso Regional de Projetos Legislativos.

  • Integração: Retomada do tradicional Torneio de Futebol Suíço da Acamdoze, previsto para abril de 2026, em Araruna.

  • Apoio ao Vereador: Emissão da Carteirinha do Vereador.

O presidente Dubinski pontuou que a força da Acamdoze está em transformar requerimentos locais em demandas regionais. "Um pedido feito por uma Câmara já tem força, mas um requerimento aprovado por 25 municípios ganha muito mais peso diante dos órgãos estaduais e federais”, disse.

Demandas Regionais Aprovadas por Unanimidade

A assembleia votou e aprovou 11 requerimentos que abordam temas cruciais para a região. Entre os destaques.

TemaProposta e Autoria
Defesa da MulherCriação da Procuradoria da Mulher na Acamdoze (Marcio Berbet, Campo Mourão).
Infraestrutura e PedágioEnvio de expediente ao Ministro dos Transportes e ANTT sobre o leilão do Lote 5, exigindo modicidade tarifária (Vandersom Dubinski, Araruna).
Segurança PúblicaPedido de reforço do efetivo da Polícia Militar em Campo Mourão, com a destinação de ao menos 100 novos policiais (Sidnei Jardim, Campo Mourão).
Obras em RodoviasPedidos de duplicação da BR-487 (Campo Mourão/Luiziana); construção de trevo na PR-558 (acesso à JBS); e inclusão de trevo no acesso a Piquirivaí na concessão da BR-369 (Sidnei Jardim, Campo Mourão).
Serviços PúblicosSolicitação à Sanepar pela extinção da tarifa mínima de água para consumidores de baixo consumo (Sidnei Jardim, Campo Mourão).
Defesa do ProdutorMoção de repúdio aos Ministérios da Agricultura e da Economia pelo "pífio incentivo e descaso" com os produtores de leite do Paraná (Vereadores de Roncador).

Nenhum comentário:

Postar um comentário