O Acidente e a Travessia de Risco
O acidente ocorreu no momento em que Ana Paula e uma amiga tentavam realizar a travessia do curso d'água. Em virtude das chuvas recentes que atingiram a região, o nível do rio estava cerca de 40 centímetros acima do fluxo normal e a correnteza encontrava-se bastante agitada.
Segundo informações dos órgãos de resgate, as duas amigas haviam se separado do grupo principal de uma excursão para seguir por conta própria em direção a um mirante local, utilizando apenas cordas de apoio para atravessar o leito. No ponto exato da travessia localizado nas proximidades de uma queda d'água de 45 metros de altura, a fotógrafa perdeu o equilíbrio, escorregou e foi tragada pela água.
Resgate Dramático e Sobrevivência da Amiga
Ao presenciar a queda, a amiga que a acompanhava, Ana Carolina Camilo, tentou socorrê-la, mas também acabou sendo arrastada pela força do rio. Ana Carolina foi levada pela correnteza por cerca de 500 metros ao longo do leito até conseguir se agarrar a uma pedra que emergia do curso d'água.
A jovem permaneceu ferida, sozinha e isolada em meio à mata fechada das 15h de sábado até aproximadamente as 9h da manhã de domingo (26), quando foi avistada por um funcionário do complexo turístico que realizava a checagem rotineira do nível do rio. Resgatada com apoio da Polícia Militar, Ana Carolina foi encaminhada a um hospital em Cornélio Procópio, onde permanece internada após exames diagnosticarem a fratura de uma vértebra da coluna.
Força-Tarefa Mobiliza Bombeiros, Aeronaves e Drones
A operação para localizar Ana Paula mobiliza uma força-tarefa de cerca de 30 pessoas, reunindo bombeiros militares e voluntários civis. Os trabalhos são executados de forma simultânea em duas frentes de varredura: uma equipe sobe o curso do rio enquanto a outra percorre o fluxo da água.
A busca minuciosa engloba o poço da cachoeira principal, a calha do rio, as margens e trechos de difícil acesso. Para superar a geografia acidentada do Salto das Orquídeas composta por relevo íngreme, diversas corredeiras e três quedas d'água, os socorristas contam com o apoio de drones de monitoramento e a cobertura aérea de uma aeronave.
Residente em Londrina, o desaparecimento de Ana Paula Silveira Cardoso tem gerado grande mobilização e comoção nas redes sociais e na comunidade local, que aguarda apreensiva por notícias das equipes de resgate em Sapopema.

Nenhum comentário:
Postar um comentário