26 outubro, 2023

Apresentação do Projeto Educacional “Educação Financeira"

Na última terça-feira 24 de outubro de 2023, foi realizado nas dependências da Escola Municipal do Campo Monteiro Lobato, na comunidade Guarani, a apresentação do Projeto Educação Financeira.

O projeto educacional “Educação Financeira” estipulou algumas atividades a serem desenvolvidas do 1º ano, com os alunos da Escola Municipal do Campo Monteiro Lobato, sendo coordenado pela Professora Monica Cristina Schroeder, em uma parceria com a Cooperativa SICREDI, com o objetivo de adequar o aluno para que o mesmo possa caminhar até a idade adulta tendo noções de como a educação financeira poderá ajudar, e de como as ferramentas matemáticas são úteis na tomada de decisão envolvendo escolhas relacionadas ao dinheiro.

O evento contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, professora Lourdinha Daboit Brunetta; Presidente da Câmara, Fábio Ferreira; Vereadores e Júnior Dornelles; Diretor da Escola Municipal do Campo Monteiro Lobato, professora Claudemara; Coordenadora do projeto, professora Mônica Cristina Schroeder; Gerente da Cooperativa Sicredi de Mamborê, Rafael Augusto Hafemann, a bancária Laiz Schmidt; e os Assessores do Programa Educação Financeira, Evandro Cunha Rodrigues, Eder Silva Cordeiro, Marcelo Nunes e Naila Carolina Goehlen.

Ao longo de mais de dois meses exato o dia 28 de agosto a escola teve a oportunidade de receber através da secretaria municipal de educação o curso da educação financeira. Diariamente temos conhecimento de índices econômicos por parte da imprensa, rádio e TV, internet, etc.

Mas para o aluno alcançar tudo isso a caminhada é longa e por isso e muito mais. Foi repassado aos alunos o que a professora trouxe na bagagem com o curso oferecido para seus alunos. Combinando o uso das ferramentas que a Matemática nos proporciona, é possível desenvolver atividades que visam melhorar a relação do cidadão como dinheiro, percebendo a sua mutação ao longo do tempo financeira. Conhecendo as possibilidades de como administrar melhor as suas finanças, certamente estaremos contribuindo para uma melhor Educação Financeira em nosso país, gerando legado positivo para as gerações futuras

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Mantendo o objetivo de divulgar a Educação Financeira, o caminho é pavimentado pela aquisição de ferramentas matemáticas temos a parceria da Cooperativa SICREDI. As dificuldades que os alunos possuem para aprender a Matemática, se facilita a administração de atividades em linguagem simples e adequada ao dia a dia com atividades relacionadas a um projeto que desenvolvi com os alunos do 1º ano e seus familiares. Pois é importante que os alunos entendam que o dinheiro possui valor ao longo do tempo.

1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Foi iniciado as propostas de atividades para utilização da Educação financeira a várias sugestões de tarefas para o 1º ano do Ensino Fundamental com relação às habilidades contidas na Base Nacional Comum Curricular como a atividade em questão estimulados a conhecer as cédulas e moedas do Real (R$), tendo como tarefa a organizar esses itens em ordem crescente de valor, conforme o exemplo a seguir: Tal exercício equivale ao objetivo constante do tópico “grandezas e medidas”,

Introduzindo noções elementares do Sistema Monetário Nacional, as crianças em seu ingresso na Educação Básica tomam conhecimento visual de qual são as notas que os seus pais manipulam para custear produtos e serviços do dia a dia. Na sequência essas crianças também tomarão nota de que esse mesmo dinheiro se encontra no formato eletrônico.

A seguir a escola continuará com o mesmo trabalho, colhendo exemplos de atividades da Matemática Financeira que são aliadas à promoção da Educação Financeira.

O objetivo é que o que aconteceu em sala de aula, possa também acontecer em praça pública. Este projeto tem finalidade de ajudar alunos e família em um futuro mais promissor na educação financeira onde o objetivo é sair do papel para uma realidade onde todos possam se ajudar.












Nenhum comentário:

Postar um comentário