21 agosto, 2023

Mamborê comemora 63 anos, com uma grande programação

A prefeitura Municipal de Mamborê definiu as programações em comemoração ao 63 anos de emancipação política administrativa do município de Mamborê. As festividades contarão com diversas atrações, como Final do Festival da Viola e Cavalgada na comunidade Guarani nos dias 02 e 03 de setembro e a 37ª Expomam em Mamborê, de 06 a 10 de setembro.

As festividades da Expomam acontecerão nas dependências do Parque de Exposições Governador José Richa, contando com grandes shows nacionais, Festa da Leitoa Mateira, Praça de Alimentação, Parque de Diversões, Exposições de Veículos, Exposições de Implementos Agrícolas e uma grande estrutura para a realização do Rodeio Profissional.

O prefeito Ricardo Radomski e o vice Sebastião Martinez, lembram que a entrada será gratuita todos os dias com portão aberto a toda a comunidade Mamboreense e municípios da região. Sendo que após um período sem a realização da festa, agora a mesma retorna a todo vapor, para ser um grande evento a todas as famílias e comunidade em geral.


GUARANI EM FESTA

FINAL DO FESTIVAL DA VIOLA, SHOW COM BANDA METRÔPOLE E CAVALGADA DO GUARANI


DIA 02 DE SETEMBRO - Sábado

19h30 - FINAL DO 45º FESTIVAL DA VIOLA

22h30 - SHOW COM A BANDA METRÓPOLE


DIA 03 DE SETEMBRO - Domingo

07h - CAFÉ DA MANHÃ

09H - SAÍDA DA CAVALGADA 

12H - ALMOÇO

13h30 - SHOW DE PRÊMIOS

14h - SHOW COMA DUPLA SERTANEJA

15h00 - SHOW COM A BANDA METRÓPOLE


37ª EXPOMAM EM MAMBORÊ DE 06 A 10 DE SETEMBRO

DIA 06 DE SETEMBRO 

20h30 - Show com Padre Antonio Maria

23H30 - SHOW NAS BARRACAS COM FABINHO E MACIEL


DIA 07 DE SETEMBRO

11h - Almoço da 17ª Festa da Leitoa Mateira - Centro de Eventos 

12h - Show com Rafael Ramos e Alcantara

14h - Show com Barreto e Campo Grande

17h - Intervalo

22h - Show com Pedro Sanches e Thiago

00h - DJ 


DIA 08 DE SETEMBRO

20h - Abertura do Rodeio profissional

22h30 - DJ 

00h - Show com Lauana Prado


DIA 09 DE SETEMBRO

19h30- Show com Ministério Avivah 

21h00 - Rodeio profissional

22h30 - DJ Dan

23h30 - Show com Luca e Matheus

01h30 - DJ Dan


DIA 10 DE SETEMBRO

20h - Final do Rodeio profissional

23h - Show com Guilherme e Santiago

00h30 - DJ 

Um grande público é esperado para a festividade que será realizada no parque de exposições da cidade. O prefeito de Mamborê, Ricardo Radomski, convida toda a população a participar. Ele lembra que a festa vem sendo planejada há alguns meses pelo município. 

O gestor lembrou que no ano passado o aniversário foi comemorado com um único show, devido ao momento, logo pós-pandemia e situação financeira ‘incerta’. “Nosso povo é trabalhador e batalhador. Ficamos felizes em poder oferecer uma festa à altura”, ressaltou o gestor, ao agradecer o esforço de toda equipe envolvida.

63 anos Mamborê comemora 63 anos no dia 10 de setembro. De acordo com o Censo 2022, do IBGE, Mamborê tem atualmente cerca de 13.452 habitantes. O município se destaca no cenário regional e estadual com sua força no agro. Além disso, tem produção diversificada, sendo forte também no segmento da avicultura, suinocultura e pecuária leiteira. 

De acordo com registros históricos, os primeiros habitantes começaram a chegar na região de Mamborê ainda nos anos 20, atraídos pelas estradas abertas por paraguaios em função da presença de erva-mate que era caracterizada na região. O processo de demarcação de vias e lotes foi executado pelo agrimensor Polon Radeck, contratado pelo Governo do Estado. 

A cidade foi desmembrada de Campo Mourão. A agropecuária e as terras férteis em grande extensão, com um relevo privilegiado, fizeram de Mamborê um forte município a nível estadual. 

A denominação do município foi originada da língua Guarani, “Haamam-Amburê”, que significa lugar distante e reunião de pessoas, simplificado para “Mamburê” e definitivamente Mamborê, em ocasião da publicação da criação do município no Diário Oficial. 

O primeiro prefeito foi Nelson Chiminácio, homenageado com a denominação do paço municipal. A padroeira é Imaculada Conceição, celebrada no dia 8 de dezembro. Este é o quarto mandato de Radosmki como prefeito do município. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário