27 junho, 2023

LANÇAMENTO DO LIVRO “MAMBORÊ - HISTÓRIA E PIONEIRISMO

Na última sexta feira 23 de junho de 2023, foi realizado a solenidade de lançamento do livro “MAMBORÊ — HISTÓRIA E PIONEIRISMO” escrito por Irajá Pereira Messias.

Estiveram presentes no evento, o Prefeito Ricardo Radomski; Secretario de Governo, Thiago Zanini; Ex-prefeito, Ubiraci Messias; Escritor, Irajá Messias; Presidente da Academia de Letras do Brasil Regional Mamborê, Rosemarí Hauenstein Ruch, Presidente da Academia de Letras do Brasil Regional Campo Mourão e Presidente do Museu de Campo Mourão, Jair Elias dos Santos, Pastor Eli Carvalho; Padre Ademar, Vereadores, Junior Dorneles, Maria Thereza e Pastor Everson.

A história abrange o período em que paraguaios escravizados, trabalhavam na colheita de erva mate nativa nesta região, e retrocede à guerra do Paraguai, que, segundo o autor, teve uma influência direta na História de Mamborê, percorrendo o tempo até o momento em que o Tenente Cabanas, comandando um contingente militar revolucionário, esteve em nossa região e atuando em todo o Oeste do Estado, ao ver o sofrimento deplorável das pessoas escravizadas, extinguiu o movimento escravagista e deu liberdade aos paraguaios.

O trabalho de pesquisa abrange, em tempo mais próximo, também o período de colonização de terras do Norte e Oeste do Paraná, com avanços provocados e incentivados a partir do Governo do Interventor Manoel Ribas e, depois, nos governos de Moisés Lupion, Bento Munhoz da Rocha Neto e, por fim, parte do governo de Ney Aminthas de Barros Braga, descrevendo todo o processo colonizatório nas décadas de 30 até 1960.

Faz um retrospecto histórico de todos os homens que ocuparam a Prefeitura Municipal e das respectivas Câmaras Municipais de Vereadores. Por fim, o livro nos trás ainda uma breve biografia de alguns pioneiros de Mamborê.
O Autor chegou em Mamborê com sua família em 1954, quando seu pai, PAULINO FERREIRA MESSIAS assumiu o Cartório de Notas e de Registro Civil de Mamborê, intercalando com tempos em que permanecia fora, estudando. Advogado, mudou-se para Coxim, no Estado de Mato Grosso do Sul, onde atuou como advogado por trinta e cinco anos. É irmão do Ex-Prefeito Ubiraci Pereira Messias.
Vive hoje em Campo Grande, ainda atuando como advogado. É autor de outro livro, “DA PROVA PENAL”, versando sobre matéria jurídica.








































Nenhum comentário:

Postar um comentário