30 junho, 2023

Cirurgia ortopédica inédita no Paraná foi realizada no Hospital São Vicente

Nesta semana, o Hospital São Vicente, localizado no centro de Curitiba, foi palco de um procedimento inédito no Paraná: a primeira cirurgia de ortopedia para colheita de células mesenquimais ativadas por laser para o tratamento de artrose. O médico responsável por mais esse avanço na medicina foi o Dr. Márcio Hiroaki Kume, coordenador da Ortopedia e Traumatologia do Hospital São Vicente e do Pronto atendimento ortopédico, que aplicou a técnica One Step em medicina regenerativa.


A Osteoartrite – artrose – é uma doença das articulações que se caracteriza pela deterioração da cartilagem e alterações ósseas. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, entre as doenças designadas de “reumatismos”, a osteoartrite é a mais frequente, representa cerca de 30 a 40% das consultas em ambulatórios de Reumatologia.

A técnica utiliza de uma luz infravermelha específica para promover a colheita do tecido adiposo, rico em células-tronco mesenquimais. O material coletado possui mais de 90% de viabilidade celular. Em alguns casos, o uso da tecnologia possibilita reduzir o tempo de retorno do paciente a suas atividades de rotina. “Consiste em uma inovação na coleta de células mesenquimais ativadas para tratamento de artrose que permite coletar melhor qualidade e quantidade de células para incentivar a cicatrização tecidual e estímulo biológico em nossos pacientes”, afirmou doutor Márcio Kume.

O coordenador da Ortopedia e Traumatologia explica que o procedimento é indicado em casos de lesão osteocondral articular de qualquer grau, pois em situações específicas menos avançados é possível reversão total da lesão. Já em outros, há possibilidades de melhora da lesão. “A ideia desse é proporcionar maior conforto, mobilidade, segurança e qualidade de vida para nossos pacientes”.

Além de acelerar o pós-cirúrgico, a cirurgia de ortopedia para colheita de células mesenquimais ativadas por laser para o tratamento de artrose melhora o desgaste articular e também é indicado em lesões musculotendineas que necessitam de indução de cicatrização ou regeneração tecidual.

Em busca de tecnologia com tratamento eficiente, Dr. Márcio Kume e sua equipe de profissionais também foram pioneiros na radiofrequência articular no Brasil para tratamento de dor articular e um dos primeiros médicos no Brasil a realizar transplante de cartilagem e implante de membrana e gel de colágeno.

Pronto Atendimento 24 horas em Ortopedia
O Pronto Atendimento 24 horas conta com uma estrutura completa e com investimento em tecnologia para atender a especialidade de Ortopedia. “O próximo passo é aprimorar ainda mais o nosso Pronto Atendimento do Hospital São Vicente e aperfeiçoar a implantação do centro de tratamento de dor e medicina regenerativa”, completou o Dr. Kume.


Nenhum comentário:

Postar um comentário