13 setembro, 2022

Video em comemoração aos 62 anos de Mamborê

Mamborê é uma senhora cidade. Se destaca no cenário regional e estadual com sua força no agro. Além disso, tem uma produção diversificada. É forte no segmento da avicultura, suinocultura e pecuária leiteira. Os avanços foram significativos também na área pública no passar dos anos. 

Os primeiros habitantes começaram a chegar na região de Mamborê ainda nos anos 20, atraídos pelas estradas abertas por paraguaios em função da presença de erva-mate que era caracterizada na região. O processo de demarcação de vias e lotes foi executado pelo agrimensor Polon Radeck, contratado pelo Governo do Estado.

A cidade foi desmembrada de Campo Mourão. A agropecuária e as terras férteis em grande extensão, com um relevo privilegiado, fizeram de Mamborê um forte município a nível regional. A denominação do município foi originada da língua Guarani, "Haamam-Amburê", que significa lugar distante e reunião de pessoas, simplificado para "Mamburê" e definitivamente Mamborê, em ocasião da publicação da criação do município no Diário Oficial. 

O primeiro prefeito foi Nelson Chiminácio, homenageado com a denominação do paço municipal. O aniversário do município é comemorado no dia 10 de setembro. A padroeira é Imaculada Conceição, celebrada no dia 8 de dezembro. O atual prefeito é Ricardo Radomski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário