10 abril, 2022

Superintendente geral da SUDIS realizou visitas em Mamborê

No último sábado dia 09 de abril de 2022, uma equipe da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social – SUDIS, do Estado do Paraná, estiveram visitando o município de Mamborê. A frente do grupo estavam o Superintendente geral Roland Rutyna, o Secretário Executivo do CONCIDADES, e o Sociologo Mauro Rockenbach e demais membros que compõe a equipe.
Em um primeiro momento a visita foi realizada nas dependências da Horta Comunitária da Associação AMJJB, onde os mesmos foram recepcionados pelo presidente da Associação, José Fogaça e demais voluntários daquela comunidade, foi realizado a apresentação da forma em que os trabalhos são realizados na horta, sem fins lucrativos, sempre atendendo e trazendo o melhor as famílias menos favorecidas, secretaria de assistência social e a entidades de Mamborê e região, que são atendidas pelos produtos ali produzidos.

O projeto da Horta Comunitária, já é uma realidade com sucesso na cidade de Mamborê e na região, sempre visando promover o entrosamento entre as famílias, fomentar o associativismo, a cidadania e trazer melhorias na alimentação com sustentabilidade para as famílias.



Na ocasião o Diretor de Planejamento Carlos Coelho, esteve representando o prefeito Ricardo Radomski, ainda participaram o presidente da Câmara Mauricio Jotta Massano, vereadores, Ildebrando Ribeiro, Maria Thereza Murback, Dorneles Júnior, presidente da Acimam, Ronaldo Ferreira, representante do Rotary, Berci Castelli, Pastor Joao Marcos e equipes do coral da AMEEC e demais representantes de entidades e associações.



Em um segundo momento a visita foi realizada na Comunidade do Guarani, onde foram recepcionados pelo presidente da Associação de Desenvolvimento da Comunidade Guarani (ADC), senhor, Adilson Pereira de Carvalho, presidente da Associação das Crocheteiras, professora Dalila Carvalho e demais membros daquela comunidade.



A Associação de Desenvolvimento Comunitário De Vila Guarani, vem trabalhando nestes 36 anos de existência para o aprimoramento das políticas públicas em nosso Município, visando sempre uma melhorar a qualidade de vida para população Mamboreense, em especial a Comunidade do Guarani, tendo como princípio o contexto de trabalhar valores e cidadania das pessoas, com compromisso e responsabilidade Social e Ambiental, alicerçada na Governança, proposito e princípios de desenvolvimento comunitário. Assim nestes anos pode consolidar diversos projetos importantes em parcerias com o poder público e as entidades organizados. 




Também estiveram presentes o presidente da Câmara Mauricio Jotta Massano, vereador, Dorneles Júnior, Diretora de Assistência Social, Chrissie Lenara, a qual esteve representando a Secretaria de Assistência Social e primeira-dama do município, Elizabete Radomski, Diretor de Administração, fazenda e Planejamento, Carlos Coelho, Subprefeito do patrimônio Guarani, Darci Marcondes e demais membros que compõem aquela comunidade.



Os representantes tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos feitos pelas entidades do município, tanto na horta comunitária como na ADC, e também o grande Programa Habitar Mamborê, que constrói casas para famílias com vulnerabilidade social com baixo custo.



Ambas as visitas foram acompanhadas pelo Técnico de Planejamento do Consórcio do Desenvolvimento da Comcam, (Condescom), e Coordenador da Rede+Brasil no Paraná, ligado ao Ministério da Economia Renato de Lima Correia, e voluntário dos projetos, o qual recentemente esteve em Curitiba e participou de uma audiência com o Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social – SUDIS, senhor Roland Rutyna, onde foram abordados assuntos e apresentados projetos comunitários implantados na cidade de Mamborê, entre os temas esteve em destaque "Moradia e Economia Solidária", trabalho de Cidadania, Projetos de Sustentabilidades para as famílias e apresentação do Projeto do Complexo Agroecológico em fase de aprimoramento e implantação no município em parceiras com entidades e prefeitura municipal.  Estes projetos são mais que plantio e distribuição de verduras e legumes, é sobretudo uma forma de associar pessoas as ações de trabalho coletivo em busca de mais qualidade de vida para as pessoas. Frisa Renatinho.




A Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social - SUDIS é um órgão da Governadoria do Estado, de direção superior com nível de assessoramento e apoio direto estratégico e altamente especializado ao Governador do Estado do Paraná.

























































Nenhum comentário:

Postar um comentário