02 dezembro, 2021

Aluna Mamboreense fará Intercâmbio Internacional para o Canadá

O prefeito do município de Mamborê Ricardo Radomski recebeu em seu gabinete, a aluna Izamara Fernanda de Sá Nascimento, do Colégio Rui Barbosa Cívico-Militar de Mamborê. Na ocasião a mesma estava acompanhada de sua mãe, professora Aline de Sá, diretora do Colégio Rui Barbosa Cívico-Militar, professora Zélia Rodrigues e a Secretaria Municipal de Educação,  professora Lourdinha Daboit Brunetta. 

A jovem aluna mamboreense, será enviada em um Intercâmbio Internacional para o Canadá. No dia 14 de dezembro os Intercambistas do programa vão se reunir em Curitiba, sendo um dia de confraternização e a viagem para o Canadá está programada para o início de fevereiro.

O prefeito do município parabenizou a jovem pelo brilhante de desenvolvimento educacional e por ter alcançado esta tão brilhante conquista. Radomski deseja sucesso nesta nova fase em que a jovem estará passando, tendo novas experiências e conhecimentos.




Instituído pela Lei nº 20.009/2019, o Programa de Intercâmbio Internacional Ganhando o Mundo foi criado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) para ofertar a estudantes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná formação acadêmica em instituições de ensino estrangeiras, que ofereçam curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil. 
 
O programa objetiva ampliar o repertório cultural e acadêmico do aluno; permitir a vivência e experiência na realidade de outro país; consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná e potencializar o desenvolvimento da autonomia, bem como aperfeiçoar o idioma da Língua Inglesa.

Para preparar melhor os estudantes selecionados, um curso de inglês via aplicativo foi ofertado em parceria com as universidades estaduais vinculadas à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com seis módulos de 40 horas cada um, totalizando 240 horas de curso.




Os gastos com a documentação necessária para a viagem e itens essenciais durante o semestre letivo no exterior serão custeados pela Secretaria da Educação e do Esporte. Os custos incluem: emissão de passaportes e vistos, exames médicos e vacinas, passagens aéreas e terrestres, transporte, hospedagem, seguro viagem e saúde, além das despesas vinculadas à parte acadêmica, como taxa de matrícula, tradução juramentada da documentação escolar, mensalidade da escola, material didático e uniforme.

Durante o programa, o intercambista também receberá uma ajuda de custo mensal de R$ 800,00 e se hospedará em casa de famílias. O programa objetiva ampliar o repertório cultural e acadêmico do aluno; permitir a vivência e experiência na realidade de outro país; consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná e potencializar o desenvolvimento da autonomia, bem como aperfeiçoar o idioma da Língua Inglesa.











Nenhum comentário:

Postar um comentário