10 outubro, 2021

Mamborê fica em 2º lugar na avaliação do programa Previne Brasil

O município de Mamborê, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ficou em 2º lugar na avaliação dos indicadores do programa Previne Brasil, a  avaliação foi realizada durante o último quadrimestre de 2021.  O novo modelo de financiamento mostra o trabalho das equipes, qualificando os serviços junto a população, a importância da meta dos indicadores e de extrema importância, pois os municípios que não atingiram as metas impactará na perda de recursos para os municípios, conforme nota do Ministério da saúde.

O programa reformulou o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). Um dos componentes que fazem parte do repasse mensal aos municípios é o pagamento por desempenho, cujo incentivo financeiro é calculado com base nos resultados de indicadores de atendimento das equipes de saúde.

O monitoramento desses indicadores permiti que a gestão federal, estadual, municipal e profissionais de saúde avaliem o acesso e a qualidade dos serviços prestados pelos municípios, viabilizando, assim, a implementação de medidas de aprimoramento das ações no âmbito da Atenção Primária à Saúde, além de ser um meio de dar mais transparência aos investimentos na área da saúde para a população. Os indicadores de pagamento por desempenho serão monitorados individualmente a cada quadrimestre.

A partir de 2021, o valor do pagamento passou a considerar o resultado do alcance dos indicadores por município. Assim, os serviços da atenção primária que acompanham com regularidade os usuários vinculados à unidade, sendo recompensados pelo fator de melhor desempenho, conforme a melhora nos indicadores de saúde de cada região.

A secretária de saúde Sara Beltrame, manifesta uma sua gratidão a equipe da secretaria de Saúde, pelo trabalho que vem realizado sempre com dedicação e muito carinho no atendimento aos pacientes do município.

O prefeito Ricardo Radomski parabeniza as toda a secretaria pelos números alcançados, destacando que a administração busca cada dia mais melhorar o atendimento da saúde pública para trazer melhorias na qualidade de vida da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário