17 setembro, 2021

Mamborê já atendeu cerca de 950 animais em programa de castração e microchipagem

A Prefeitura de Mamborê por meio da Divisão do Meio Ambiente já atendeu aproximadamente 950 animais dentro do Programa Municipal de castração e microchipagem de cães e gatos. Destes 385 animais foram castrados através de convênio no Programa Estadual oferecido pelo Governo do Estado.

Implantado pela Prefeitura em 2018 o canil municipal foi construído nos fundos do Parque de Exposições. Uma estrutura moderna e dentro das normas exigidas pelo CRMV - Conselho Regional de Medicina Veterinária.



O canil comporta atualmente 60 animais, priorizando o recolhimento de animais de rua, e os preparando para adoção. A prefeitura disponibiliza um funcionário exclusivo para cuidar do local e dos animais, com a devida higienização, cuidados na alimentação e o acompanhamento veterinário. 
 


Nestes últimos três anos, além de todo trabalho de cuidado e proteção aos animais, o município também realizou a entrega de vacinas gratuitamente, como vacina inibidora de cio, vacina contra a raiva canina e outros procedimentos.
 


PERMANÊNCIA NO CANIL
Ao serem levados ao canil os animais são avaliados e passam por uma quarentena, separados dos demais, onde são feitos exames para que possíveis doenças sejam tratadas antes que passem para o convívio com os outros animais. Depois da fase de avaliação eles são cuidados, castrados e apresentados para adoção.
 


ADOÇÃO
Segundo a veterinária Leila Calegari Leonço às pessoas que tiverem interesse em fazer uma adoção com guarda consciente, que faça uma visita ao canil, o local é aberto todos os dias da semana das 08h às 11h. Quem não puder ir ao local, tem a opção de se dirigir a Divisão do Meio Ambiente no Paço Municipal onde terão todas as informações e fotos dos animais. A veterinária concluiu dizendo que ao adotar um animal do canil, a pessoa assina um termo de responsabilidade de que irá oferecer os cuidados necessários para um bom tratamento ao animal.




O prefeito Ricardo Radomski destaca a importância destas ações, lembrou que quando assumiu em 2017 não havia este tipo de trabalho desenvolvido pela prefeitura. Construímos o canil e estamos dando todo o apoio para que o setor possa de maneira coordenada realizar a castração dos animais de rua e a microchipagem, finalizou o prefeito.
 


A Divisão do Meio Ambiente lembra que estamos no mês de combate à raiva canina, sendo que o dia mundial de combate é 28 de setembro. A vacina pode ser retirada gratuitamente na prefeitura, não só agora neste mês mais em todos os meses do ano.




Outras informações como cadastro para castração e retirada de vacinas poderão ser feitas no setor e o atendimento será realizado pela técnica da Divisão do Meio Ambiente e coordenadora do programa de castração Ana Maria Fernandes e pelo estagiário do setor Thiago Murback Kloster.


 REDAÇÃO: Departamento de Comunicações / Prefeitura Municipal
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário