04 setembro, 2021

Faleceu o mais antigo fotografo de Mamborê

Às 13 horas do início da tarde deste sábado dia 04 de setembro de 2021,  foi sepultado no Cemitério Municipal de Mamborê, o senhor Manoel Pereira da Costa, o popular "Delega", com 80 anos de idade. Manoel Pereira faleceu na tarde da última sexta-feira dia 03, o mesmo era natural de Lagarto, no estado de Sergipe, sendo morador de Mamborê a cerca de mais de 50 anos (meio século).

O Delega, como era conhecido por todos, era o mais antigo fotógrafo ainda vivo de Mamborê, um homem conhecido por todos com seu carisma, respeito e uma grande educação com a qual tinha para tratar e dialogar com seu semelhante, o mesmo ficou muito conhecido nas década de 80 e 90 e após o ano 2.000, ao registrar os grandes momentos festivos de nossa cidade. Delega percorria as ruas, avenidas, lanchonetes, bailes, igrejas, crisma, primeira comunhão, residências e demais locais, disponibilizando, o seu trabalho com fotos, sendo a alguns anos atrás um serviço raro a ser realizado.

Delega era proprietário do estúdio fotográfico conhecido como "Foto Leal" o qual foi localizado na avenida Antônio Chiminacio, próximo ao conhecido Bar Mineiro,  em outra época em uma porta comercial em frente ao Hospital do Município.

As vitrines do Foto Leal eram muito visitada po pessoas que tinham suas fotos registradas em lanchonetes da cidade, shows festa de aniversários e demais eventos. Na época não existia a rede social para divulgação de tais imagens, então as pessoas se deslocavam a vitrine do Foto Leal para verem suas fotos e ali selecionarem as quais iriam adquiri-las e levar como lembranças para suas residências.

Muitas fotos foram registradas e momentos eternizados através das lentes da câmera fotográfica do senhor Delega, deixando o marco e uma contribuição histórica ao nosso município. Manuel Pereira parte aos 80 anos de idade para o descanso eterno e deixa esposa e 04 filhos. Manoel também deixa registrado na memória de cada mamboreense que o conheceu, as marcas de um grande homem lutador, sempre batalhando para o sustento do dia a dia de seus familiares, nos conhecidos tempos difíceis da fotografia. 

Lembrando que já alguns anos, também faleceu o pioneiro da fotografia em Mamborê, senhor Cassimiro Novick, o popular Penacho, que tinha o seu estúdio de fotografia em sua residência na avenida Manoel Francisco da Silva, em frente à Caixa Econômica. Restam na lembrança os dois mais antigos fotógrafos de nossa cidade, os quais já partiram para o descanso eterno, deixando somente boas marcas, registros e saudades.



3 comentários:

  1. REALMENTE UMA GRANDE FIGURA , VAI DEIXAR MUITA SAUDADE E MUITA HISTORIA , SEM DIZER QUE ELE FEZ E FARÁ PARTE DA HISTÓRIA DE NOSSA CIDADE .

    ResponderExcluir
  2. GRANDE 'DELEGA', NOS ENSINOU MUITO COM SUA HUMILDADE E SEUS RETRATOS, REVELAMOS MUITAS DE SUAS FOTOS NA LOJA , STILLUS FORMATURAS DO TIO CLAUDIO CUNHA UM GRANDE SER HUMANO DE UMA BELA HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA, DESCANSE EM PAZ !!!

    ResponderExcluir
  3. SR MANOEL 'FAMOSO DELEGA".FOMOS VIZINHOS DE CERCA POR MUITOS ANOS,PESSOA
    OTIMO CARATER VAI DEIXAR SAUDADES.MEUS SENTIMENTOS A TODA FAMILIA


    ResponderExcluir