25 fevereiro, 2021

Em Goioerê, comitê aprovou "lockdown" por 14 dias

O Comitê Covid-19 de Goioerê se reuniu na manhã desta quinta-feira, 25, quando aprovou a orientação do Conselho Regional das Secretarias de Saúde (Cresems ) formado pelos 25 municípios da Comcam, para que todos os municípios juntos façam um “lockdown parcial”.

A proposta é suspender por 14 dias as dos serviços não essenciais. A medida se deve ao atual cenário da pandemia da COVID-19 na 11ª Regional de Saúde, cujo sistema público de saúde entrou em colapso. A secretária de Saúde de Goioerê, Gabriela Martins, explica que não existem mais vagas em leitos de UTI e nem mesmo enfermarias covid.

Gabriela explicou na reunião que as medidas restritivas serão de 14 dias, tempo para desafogar os leitos de UTI, bem como propiciar a habilitação de mais leitos junto ao Estado do Paraná. Esta proposta foi elaborada por técnicos da 11ª Regional de Saúde.

A recomendação é para que sejam adotadas as seguintes medidas:
.
- Suspender atividades presenciais de bares, lanchonetes, restaurantes e demais locais, sendo realizado apenas o sistema delivery;
- Suspender atividades de esportes coletivos;
- Suspender aglomerações de quaisquer naturezas;
- Toque de recolher das 22h00min às 05h00min;
-Controle rigoroso de fluxo em mercados, padarias, açougues, farmácias, lojas e afins, não devendo ultrapassar o limite de 30% de sua capacidade máxima.
.
Com a aprovação do Comitê, a secretária Gabriela explica que se reunirá amanhã, sexta, com o prefeito Betinho Lima, para repassar a orientação para publicar um novo Decreto fechando o comércio de Goioerê, clubes recreativos e suspender as atividades que não são essenciais, por 14 dias, o que deverá ocorrer simultaneamente em todos os 25 municípios da Comcam.

O presidente da Câmara, Herley Kleber Paraiba e o vereador Helton Maia participaram da reunião como ouvintes, já que o Comite Covid é técnico formado por profissionais da saúde, com objetivo de saberem o que está acontecendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário