27 março, 2020

Sobe para 68 os casos confirmados de dengue em Mamborê

A Secretaria de Saúde de Mamborê divulgou nesta sexta-feira dia 27, que o município está com 68 casos confirmados de dengue, sendo 12 casos importados, 05 estão aguardando o resultado, 157 foram negativos, já foram realizadas 230 notificaçõesno no município. 
Mamborê está em situação de emergência decorrente do coronavírus (COVID-19) e epidemia de dengue. Diante dos fatos a Secretaria de saúde Sara Caroline Beltrame Perez, chama a atenção da população, sobre a necessidade de muita colaboração de todos os munícipes. Fique atento, usando repelentes e inseticida e eliminando os criadouros.

Dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus. Arbovírus são vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos. 

O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar. O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis, porém as pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar à morte. O risco de gravidade e morte aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão, mesmo tratada.

Os principais sintomas da dengue são: Febre alta, Dores musculares intensas, Dor ao movimentar os olhos, Mal estar, Falta de apetite, Dor de cabeça, Manchas vermelhas no corpo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário