14 fevereiro, 2020

Dia "D" de vacinação contra sarampo, neste sábado dia 15 em Mamborê

O Paraná está em campanha contra o sarampo, entre o dia 10 de fevereiro e 13 de março, sendo que no dia 15 de fevereiro será o "Dia D" . No município de Mamborê a secretaria de saúde, estará realizando a campanha com jovens adultos de 20 a 29 anos.
Esta é uma campanha de forma indiscriminada, todos deverão ser novamente vacinados independente da situação vacinal, a prioridade deste grupo deve-se a elevada incidência nos surtos registrado no ano de 2019 e 2020 e por um índice elevado da doença nesta faixa etária.

Esclarecemos que o grupo na faixa etária de 5 a 19 anos e de 30 a 59 anos de idade a vacinação contra o sarampo deverá acontecer na forma seletiva, ou seja de acordo com o histórico vacinal de cada paciente. 

O sarampo é uma infecção viral aguda, altamente contagiosa transmitida por vias aéreas "aerosóis", através da fala espirro, tosse e respiração, pode acometer a todas as faixas etárias suscetíveis, tendo maior a gravidade no extremos de idade. 

O vírus do sarampo pode levar a complicações como em ecefalite, meningite pneumonia, o sarampo está voltando, já temos um caso confirmado na cidade de Campo Mourão e com ele a nossa preocupação, pois este pode até matar portanto tudo aquele que não tem a vacina da tríplice viral, deve procurar a sala de vacina do Centro de Saúde do município de Mamborê e vacinar-se.



Nenhum comentário:

Postar um comentário