25 julho, 2019

Concurso para projeto preliminar do novo quartel do Corpo de Bombeiros

Foi lançado na noite desta quarta-feira (24/7), no auditório do campus do Centro Universitário Integrado, o concurso para a escolha de projeto preliminar do novo quartel para o Corpo de Bombeiros de Campo Mourão. A ação é resultado de parceria estabelecida por meio de Termo de Cooperação firmado entre o Observatório Social do Brasil - Campo Mourão e o Corpo de Bombeiros local, com o apoio do Centro Universitário Integrado.

A participação do Observatório Social do Brasil - Campo Mourão acontece através do projeto Obra Transparente, que envolve o monitoramento sistemático de licitações e da execução de obras de escolas e creches municipais, identificando eventuais problemas na implementação desses projetos. Quando ocorrem problemas, os gestores são pressionados no sentido de solucionar os problemas para garantir a entrega das obras.


O objetivo central do projeto é ampliar a transparência e a accountability na execução de projetos de infraestrutura educacional, atuando tanto para pressionar governos para a retomada de obras inacabadas, como para prevenir novos atrasos e paralisações por meio de um controle social mais ativo. Além de atuar para garantir o cumprimento dos prazos e a qualidade das obras, o projeto “Obra Transparente” espera difundir a cultura de controle social, procurando despertar o sentido de responsabilidade de cada cidadão pelo bem público.
Lançamento do concurso


O concurso lançado nesta quarta-feira é destinado exclusivamente aos acadêmicos matriculados nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção do Centro Universitário Integrado. Mais de 200 acadêmicos participaram do lançamento do concurso, que está pautado no desenvolvimento de um Projeto Conceitual – Estudo Preliminar e Humanizado – de construção da nova área do quartel, aliando projetos arquitetônico e estrutural, projeto paisagístico e arquitetura de interiores, a fim de promover agilidade no atendimento do Corpo de Bombeiro de Campo Mourão. 


A presidente do Observatório Social do Brasil - Campo Mourão, a advogada Carolina Sequinel, explica que "a intenção é o acompanhamento completo, não é apenas fiscalizar a obra pública, mas inserir os acadêmicos no contexto de obras públicas, desde a elaboração do projeto da obra, aumentando o controle social e difundindo os objetivos da nossa entidade".


O edital do concurso está disponível no site do Observatório Social do Brasil - Campo Mourão (informativos) e as inscrições podem ser realizadas até o dia 1º de agosto próximo, através de formulário disponível no site. Os participantes têm acesso ao Fórum de Dúvidas, criado a partir de um grupo via facebookonde podem tirar dúvidas sobre o projeto com membros do Corpo de Bombeiros, professores e equipe técnica.
Programa de voluntariado

O Observatório Social do Brasil - Campo Mourão também abriu o programa de captação de voluntários, que consiste na capacitação técnica e acompanhamento presencial das obras do Município. A inscrição de novos voluntários também está disponível no site do OSB (informativos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário