15 fevereiro, 2019

Secretaria de saúde de Mamborê alerta sobre situação vacinal contra febre amarela

Na última quarta-feira (13) a secretaria municipal de Saúde de Mamborê foi informada que havia um macaco morto na rodovia BR 369 entre dois trevos. De imediato a equipe de Vigilância Sanitária e Epidemiológica se deslocaram ao local e confirmaram ser realmente um macaco.
A médica veterinária da Vigilância Sanitária, juntamente com o biólogo da 11ª Regional de Saúde recolheram o animal e realizaram as medidas cabíveis, com encaminhamento para análise. Este foi o segundo macaco morto encontrado neste ano, recentemente outro foi encontrado na região do Canjarana. É importante destacar que o macaco é somente o hospedeiro, a transmissão da febre amarela é através do mosquito, o macaco serve apenas como indicador da presença do vírus.



Segundo a secretaria tal fato nos remete a importância da verificação vacinal da nossa população. A vacina de febre amarela está disponível no Centro de Saúde de Mamborê e na Unidade de Saúde do Guarani. A vacina é indicada para crianças a partir de 9 meses e adultos ate os 59 anos de idade. Apenas uma dose garante a imunidade para vida toda.

Os sintomas da febre amarela são febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo, pele e olhos amarelados (icterícia), e hemorragia (gengiva, nariz, estômago, intestino e urina) em casos mais graves. A secretaria ressalta ainda a importância de a população estar informando quando encontrar macacos mortos em qualquer ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário