28 janeiro, 2019

Projeto de lider comunitário instala comedouros e bebedouros a cães de rua em Luiziana

Um projeto social idealizado pelo líder comunitário Nilton Tasca, em Luiziana, vem amenizando o sofrimento de cães de rua no município. Com a ajuda de um compadre, Tasca iniciou a construção de pontos de alimentação e bebedouros para os bichos. A iniciativa é denominada de "Projeto Cão de Rua”.
 
Até o momento já são seis os pontos instalados em várias regiões da cidade como três na área central, um no Conjunto Esperança, e outros dois no Bairro Lagoinha e na saída para Campo Mourão. A meta é instalar ao menos 15 locais de alimentação aos animais por toda a cidade.



Os pontos, construídos estrategicamente próximos de residências para que a própria comunidade possa abastecê-los de comida e água aos animais, são cobertos e com vasilhas para ração e água. Tasca informou que conheceu a ideia em outra cidade e resolveu levar para Luiziana, considerando a grande quantidade de animais de rua no município. 



“Graças a Deus a comunidade está se sensibilizando com a causa e ajudando como pode”, falou. Segundo ele, as despesas com madeira, telhas, pregos e tintas para construção das coberturas, estão saindo do seu próprio bolso. “Quem tiver interesse pode doar materiais”, falou. O próprio Tasca constrói os pontos.



Com a iniciativa, o líder comunitário falou que pretende também conscientizar a população sobre a importância de não soltar animais domésticos nas ruas. “O bichinho sofre demais. Nestes últimos dias, por exemplo, que fez um calorão em Luiziana, muitos animais não tinham onde beber água”, lamentou. Ele relatou que já encontrou cães de ruas que estavam fracos, à beira da morte. “Além disso o animal pode até mesmo atacar algum pedestre ou ainda transmitir doenças”, alertou.



FONTE: Jornal Tribuna do Interior


Nenhum comentário:

Postar um comentário