19 setembro, 2018

Nelson Tureck desiste de candidatura e lança candidatura da filha Karla Tureck

Após a impugnação na segunda-feira (17) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o ex-prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck (Podemos) abriu mão de sua candidatura à Assembleia e lançou a filha, Karla Tureck (Podemos), para concorrer em seu lugar. 

O anúncio da desistência foi feito na tarde da ultima terça-feira (18), com exclusividade à TRIBUNA. “Quero agradecer a todos aqueles que nos apoiaram e continuam nos apoiando, mas a partir de hoje [ontem] a Karla é a nossa candidata à deputada estadual. Já estamos fazendo campanha para ela e o apoio é muito grande em toda a região”, afirmou Tureck. Ele disse que a decisão foi tomada em consenso com seu grupo político e com a própria família.

Mesmo desistindo da candidatura, Tureck disse que entrou com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar reverter a decisão do TRE. Ele disse que está se sentindo injustiçado. “Quero deixar isso registrado em primeira mão para a Tribuna do Interior que eu fiquei decepcionado, não esperava nunca a minha inelegibilidade. Eu sempre falei que quem entra na política e fica rico é ladrão e este não é o meu caso, da mesma forma que entrei na política eu continuo até hoje”, desabafou.

O pedido da impugnação da candidatura de Tureck foi feito pelo Ministério Público, sendo indeferida pelo TRE na tarde de segunda-feira por 5 votos a 1, com base na lei da “Ficha Limpa”. A condenação de Tureck ocorreu em ação proposta pelo Ministério Público em um escândalo que ficou conhecido como “Sacolinha da Tim”. Tureck disse estar confiante na revisão da decisão. “Entrei com recurso e tenho certeza que vou ganhar”, falou.

 Com relação ao apoio à filha, ele afirmou que Karla tem uma história como servidora pública estadual e fez um bom trabalho enquanto secretária da Educação e de Esportes de Campo Mourão. “Lançamos a Karla porque ela tem competência e capacidade para defender os interesses da região. Eu tenho certeza que quem vota em Nelson Tureck vota em Karla Tureck. Todos conhecem a Karla pela sua humildade e simplicidade”, argumentou. O ex-candidato acrescentou que a decisão de desistência da candidatura foi ‘muito difícil’. “Fiz isso com muito desgosto, foi uma decisão muito difícil e dolorosa pela amizade que temos com todos, mas acreditamos que foi o melhor a ser feito”, ressaltou.

Com apoio político do pai, Karla Tureck surge como uma nova opção na política

A candidata à deputada estadual Karla Tureck (Podemos) ganhou um reforço especial para a sua campanha eleitoral: o de seu pai, Nelson Tureck, que anunciou ontem a desistência da candidatura e apoiará agora a filha em tempo integral. Karla disputa a eleição como uma nova opção na política. É a primeira vez que ela concorre a um cargo eletivo. 

“Eu levo meu nome como o novo, uma nova opção para que as pessoas possam escutar e analisar as minhas propostas, analisar o meu trabalho e me dar este voto de confiança”, afirmou ontem em entrevista à TRIBUNA. Karla vê a disputa como um desafio, principalmente pelo motivo de ser mulher em busca de espaço dentro da política. “Isso reforça a nossa responsabilidade, mas estamos preparadas para este desafio”, ressaltou. 

Segundo ela, o apoio do pai, deixará sua candidatura mais sólida e viável, com grandes chances de eleição. “Venho acompanhado o pai nesta trajetória há algum tempo, nós conversamos há vários meses a respeito desta possibilidade e eu vinha me preparando para este momento caso surgisse a oportunidade. E hoje estamos aqui anunciando a desistência do pai por uma infelicidade de uma decisão judicial, mas laçando o meu agora como uma nova opção buscando este apoio da população de Campo Mourão, da região de todo o Estado do Paraná para fortalecer a minha candidatura”, falou.

Quem é Karla Tureck 

Nascida em Campo Mourão, no dia 14 de dezembro de 1977, Karla Maria Tureck é a segunda filha do casal Nelson e Rita Tureck. Ela é casada com o advogado José Carlos Severino e mãe de Antonio Nelson e Heithor Sócrates. É graduada em Pedagogia pela Unespar e Educação Física (Licenciatura) pelo Integrado, com pósgraduação em Psicopedagogia. 

Atualmente é professora no Lar Dom Bosco, mas já atuou no Colégio Adauto Rocha (Luiziana), Jaelson Biácio (Piquirivaí), Joana Darc (São Vicente) e Colégio Agrícola de Campo Mourão. Foi Diretora Geral (2005/08) e Diretora Presidente (2009/2012), da Fundação de Esportes de Campo Mourão, Secretária Especial de Esportes (2009/2012) e Secretária Municipal de Educação (2013/2016). Leia abaixo a entrevista com a candidata.

 O apoio do seu pai será importante para sua candidatura? 

Com certeza. Meu pai é um líder, todos conhecem o trabalho dele e sabem o que ele já realizou em mais de 30 anos de política. Com certeza quero ele ao meu lado assim como muitos querem o seu apoio. Ter ele ao meu lado reforça ainda mais esta oportunidade de eleição, reforça este trabalho. Ele endossa meu nome e eu fico muito feliz em tê-lo comigo porque é uma referência para mim enquanto pessoa, enquanto pai, enquanto político porque eu sei do trabalho que ele desenvolveu.

Você ocupou duas importantes secretárias municipais em Campo Mourão (Esportes e Educação) e é servidora pública estadual. Eleita deputada quais serão suas prioridades na Assembleia Legislativa? 

Como professora eu não poderia deixar de colocar a educação em primeiro lugar, pela minha formação e por tudo aquilo que o professor representa na vida de um aluno em sua formação. Eu considero o professor essencial na formação de um cidadão, então meu foco vai ser na educação voltado também para área do servidor público estadual porque tivemos há quase três anos uma situação bastante desagradável em relação ao desrespeito do Governo do Estado com o servidor. Além disso todos os servidores públicos ficaram sem data-base o que é um direito constitucional. Outro foco será o esporte porque é minha área de formação também. Sou formada em educação física e trabalhei por oito anos dentro da secretaria de Esportes e conheço a importância do esporte na formação do jovem e até mesmo para um adulto na hora de lazer. Vamos priorizar essas duas áreas olhando também, para outros setores como emprego, infraestrutura, saúde, entre outros.

Qual a expectativa para as Eleições? 

Muito trabalho. Nós já vínhamos neste ritmo, mas sabemos que agora precisamos intensificar. Vamos trabalhar dia e noite e vamos contar como apoio deste grande time que temos, que são pessoas que acreditam em nós.

O fato de Tureck desistir da candidatura te deixa triste como filha? 

[Emocionada]...Com certeza, me emociono porque sabemos da capacidade e trabalho que ele tem, do quanto ele tem paixão e amor pelo que faz, e é isso que ele transmite para nós no dia a dia, por isso sempre o acompanhamos. Então ficamos bastante tristes neste sentido, mas me coloquei à disposição para que possamos apresentar nossas propostas enquanto candidata, tendo apoio dele. O time terá representante, não vamos deixar livre para oposição este espaço, porque eu sei que eles torcem por isso, agem contra nós, porque sabem que o nome Tureck é forte e tem trabalho. 

Algo mais a acrescentar? 

Quero agradecer todo apoio que já venho recebendo. Agradeço pelo meu pai por abrir mão da candidatura me dando esta oportunidade, mesmo sabendo que poderia continuar. Foi um gesto muito grande que reconheço com uma gratidão enorme por ele. Peço aos eleitores do Nelson Tureck que me deem um voto de confiança e aqueles que ainda não me conhecem e irei peço que também possam me dar este voto de confiança. E peço à nossa equipe que continue firma nesta caminhada que vamos ter vitória com certeza.


FONTE: Tribuna do Interior





Nenhum comentário:

Postar um comentário