25 maio, 2018

Presidente da Comcam representa o PR no Movimento Mulheres Municipalistas

A presidente da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), Angela Kraus (PSDB), prefeita de Farol, participou nessa terça-feira (22) de um evento em homenagem ao Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Além de representar a região, Angela e a prefeita de Manoel Ribas, Elizabeth Camilo, representam o movimento no Paraná.


Angela destacou que o “MMM” comemora em 2018 o seu primeiro ano de existência. “Este movimento visa despertar nas mulheres o interesse de participar mais da política brasileira e de poder ter um olhar mais voltado para as necessidades que ainda não são trabalhadas dentro das políticas públicas e sociais para as mulheres”, destacou a prefeita.

Segundo a líder municipalista, seguindo as tendências mundiais de luta pela igualdade de gênero, o movimento se organizou para efetivar a missão de impulsionar a liderança política das mulheres atuando junto ao Congresso Nacional na defesa da pauta municipalista e da luta de igualdade de gênero. A prefeita lembrou também que neste ano é comemorado os 90 anos de mulheres na liderança municipal.




Apenas 12% dos gestores municipais são mulheres. Em 2.963 municípios brasileiros, dos 5.568 existentes, a maioria do eleitorado brasileiro é mulher. Apesar disso, somente 24 assembleias legislativas municipais tem maioria feminina. Por outro lado, 1.286 municípios possuem assembleias compostas só por homens. “O movimento foi lançado em 2017 para reverter e melhorar a profunda sub-representação feminina na política nacional”, ressaltou Angela.

A presidente da Comcam disse ainda que o movimento defende que participação da mulher deve se somar ao olhar dos homens. “Hoje a mulher já está fazendo a diferença na politica, devemos fazer do nosso mandato um olhar agregador junto aos homens que governam os municípios. Nós precisamos trazer o olhar feminino para uma sociedade ser justa, seja no município, seja no Estado ou na federação”, argumentou a prefeita ao ressaltar que são várias as propostas das mulheres através do movimento que são aprovadas devido a sua necessidade.

O movimento

O Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) conta com um grupo de trabalho, com representantes de todas as regiões do Brasil. O “MMM” foi fundado em 2017 pela Confederação Nacional dos Municípios e tem como coordenadora nacionais Tânia Ziulkoski e Dalva Christofoletti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário