04 outubro, 2019

Esclarecimento sobre a reorganização da Rede Municipal de Ensino de Mamborê

A Prefeitura Municipal de Mamborê através da Secretaria Municipal de Educação, com muita satisfação, vem por meio deste instrumento tornar público as ações realizadas para a finalidade de conclusão Obras: Super Creche e Substituição da Escola Barzotto.

Primeiros desafios para essa Conquista: no ano de 2017 quando assumimos a gestão, as obras citadas se encontravam paralisadas, foram necessárias, diversas ações para que as obras fossem retomadas, dentre elas o Município de Mamborê investiu mais de 1 milhão de reais para que esse sonho se tornasse possível, propiciando assim melhorias na qualidade de ensino com estruturas mais adequadas.

E finalmente, em meados de 2020 estas obras serão inauguradas, e com certeza o município de Mamborê se orgulha desse ato, pois a preocupação com a qualidade de ensino ofertada a nossos alunos é nosso maior foco, além, de não medir esforços para atender todas as crianças que se encontram em lista de espera para vaga na educação Infantil.

Ocorre que, como já era previsto, algumas mudanças deverão ocorrer no que condiz a organização da rede municipal de educação, e, após estudos, orientações conforme base legal, orientações do Núcleo Regional de Educação, e ouvidos os Conselhos Escolares, esclareceremos como acontecerá essas mudanças.

Atualmente a Escola Municipal Barzotto possui 4 salas de aulas, utilizadas nos períodos matutino e vespertino. A nova Escola Barzotto, assim que concluída, terá disponibilidade de 6 salas de aula, além de uma sala para atendimento especializado, 1 sala para biblioteca e ainda salas amplas para recepção, direção e professores, possui também cozinha ampla, lavanderia e banheiros (professor masculino e feminino, e alunos masculino e feminino).

Considerando que a Nova Escola Barzotto fica ao lado da Escola Bento Munhoz da Rocha Netto, a quadra esportiva poderá ser compartilhada por ambos os prédios. Ocorre que, nos últimos anos vem diminuindo as matriculas na Escola Bento Munhoz da Rocha Netto, ficando a escola com salas vazias no ano de 2018 e 2019.

Deste modo, constatamos que, o novo prédio Escola Barzotto poderá atender não somente os alunos matriculados atualmente nessa escola, mas também os matriculados na escola Bento Munhoz da Rocha Netto. Salientamos que nosso objetivo é a qualidade do ensino/aprendizagem e segurança de nossos alunos, sendo,  portanto, zelosos ao que prescreve a lei acerca do número de alunos por turma, observando que não ocorra acúmulo de crianças em salas de aula.

Sendo assim, comunicamos que, não somente os alunos da Escola Barzotto poderão desfrutar de um prédio novo com estruturas modernas e amplas, mas também os alunos da Escola Bento Munhoz da Rocha Netto, isso é um ganho para nossos alunos. Notamos que professores e alunos estão animados para trabalharem e estudarem na nova escola, que em breve recebera os muros e outras instalações necessárias a segurança de todos.

Além da melhoria na estrutura e segurança, cabe um maior destaque a melhoria no ensino e planejamento, pois nesse novo formato, a Escola além de direção escolar eleita pela comunidade, terá uma Coordenadora especifica para a demanda de alunos 1º a 5º ano, uma vez que, diante as últimas avaliações externas e internas realizadas pela SME percebeu-se a o quanto é significante a atuação desse profissional na aprendizagem dos alunos e orientação dos professores.

Unificando Escola Bento e Barzotto, veja a projeção de turmas para Nova Escola Barzotto, bem como o número de alunos por turma:

MANHÃ
2º ANO (23)
3º ANO (25)
5º ANO (31)
1º ANO (21)
2• ANO (24)
4º ANO (26)
  
TARDE
3º ANO (16)
3º ANO (16)
1º ANO (17)
1º ANO (21)
2º ANO (22)
4º ANO (25)

Veja que todas as turmas de Ensino Fundamental serão atendidas e ainda com número adequado de alunos, não haverá divisão de turmas, podendo os alunos permanecerem com os mesmos colegas de turmas.

Tendo em vista essa organização, o prédio atual da Escola Bento, ficará disponível para atendimento de alunos de 4 e 5 anos, demanda de alunos que hoje são atendidos no CMEI Maria de Lourdes. Destacamos que, já havia previsão de mudança de endereço do CMEI Maria de Lourdes, pois o prédio onde se encontra a escola atualmente é precário, quente, com cobertura de canaletões, com pouco espaço externo e ainda necessita de adequações na cozinha e banheiros. Visando uma melhor qualidade de ensino a essas crianças, num prédio com condições próprias para a Educação Infantil, salas amplas arejadas, cozinha adequada, sala de professores, banheiros no pátio interno e ainda amplo espaço externo e mais seguro e ainda uma sala apropriada para brinquedoteca, optamos por transferir essa demanda de alunos de 4 e 5 anos para o prédio da atual escola Bento, e desta forma, o que se propõe é que a atual Escola Bento Munhoz da Rocha Netto, passe a ser chamada de CMEI Maria de Lourdes, que passaria por uma mudança de endereço. Destacando que todas as aquisições de mobília, parque infantil e eletrodomésticos adquiridos pela APMF do CMEI Maria de Lourdes será reinstalado em sua nova sede.

E como já acontece, o CMEI Maria de Lourdes continuará a atender alunos de 4 e 5 anos, seguindo o que a lei diz sobre o número adequado de alunos por turma (no máximo 20 alunos por turma). E, conforme solicitação do Conselho Escolar, está instituição continuará tendo  uma direção eleita pela comunidade escolar e Coordenação Pedagógica com carga horaria de atuação, compatível com o número de alunos da Escola, como prescreve a Lei Municipal Nº20/2012. Veja como ficara a projeção de turmas DO CMEI Maria de Lourdes para ano letivo de 2020:

MANHÃ
TARDE
Infantil IV (20)* alunos já matriculados
Infantil IV (20) *alunos já matriculados
Infantil IV (20)
Infantil IV (20)
Infantil V (20)
Infantil V (20)
Infantil V (20)
Infantil V (20)

Essa proposta visa atender a meta 1 do Plano Nacional de Educação onde obrigatoriamente todas as crianças de 4 anos devem estar frequentando a escola. Salientamos que desde o ano de 2017 Mamborê vem cumprindo essa meta.

Atualmente o CMEI Jessé Murback atende 45 alunos, em um prédio com estrutura precária, falta de espaço para os professores preparem suas aulas, e pouco espaço externo necessário para atendimento de crianças pequenas. Neste sentido, a proposta é de que, duas turmas do CMEI Jessé Murback fossem remanejadas para a Super Creche em período integral, e ainda teríamos a disponibilidade de 8 salas de aula do Prédio Super Creche para atendimento da lista de espera (Berçário, Maternal I e Maternal II), portanto, seriam ofertadas aproximadamente 90 novas vagas apenas na Super Creche, desconsiderando ainda o CMEI Monica. 


O município além de preocupar-se com a segurança e qualidade de ensino, também se atenta ao deslocamento de nossos pequenos até a instituição escolar, e nesse sentido, a proposta é de que para os alunos dos conjuntos novos do município que hoje frequentam o CMEI Jesse Murback, localizado na Vila Operaria, seja viabilizado um transporte interno, com monitores para alunos matriculados na Nova Super Creche, com pontos de embarque e desembarque ainda a serem definidos.

 A SUPER CRECHE também com previsão de inauguração para início de 2.020 possui uma estrutura ampla, contando com 10 salas de aula espaçosas, com banheiro interno, adequados com cubas e duchas para higienização, salas de aulas com espaço adequado para o período do “soninho” e prática pedagógica, espaço externo amplo, cozinha ampla, lactário, salas para recepção, direção e professores, além de estacionamento e área para atividades de recreação.  Sendo assim, receberia o nome do CMEI Jessé Murback, sendo para regularização de documentos da instituição seria apenas solicitado a mudança de endereço, conforme orientação do Núcleo Regional de Educação. Vale destacar que a estrutura da Obra Super Creche tem capacidade para atendimento de 120 alunos, divididos em 10 salas de aula, seguindo rigorosamente o que prescreve a legislação acerca de número de alunos por turma, Deliberação 02/2014 da SEED.

Reafirmamos o nosso zelo quanto a qualidade de ensino ofertado e a segurança de nossos alunos da rede municipal, e diante disso, não medimos esforços para que nossos alunos recebam uma educação escolar por excelência, sendo inclusive a rede municipal de Educação de Mamborê, referência de atuação em projetos e organização para outros municípios.











Nenhum comentário:

Postar um comentário