04 maio, 2019

16ª Festa das Primícias reuniu cerca de três mil pessoas em Mamborê

FOTOS: José Marcelo Chagas
Neste sábado dia 04 de maio de 2019, foi realizada a 16ª  edição da Festa das Primícias, promovida pela na Igreja Adventista do Sétimo Dia (Sítio), localizada no Bairro Adventista em Mamborê. Cerca de três mil pessoas participaram da celebração.

Os oradores do evento um foram, Pastor Marcos Bomfim - Conferência Geral, e o pastor José Alves - Divisão Sul-Americana, aconteceram  diversas apresentações musicais, entre elas a apresentação de Jeferson Pillar e demais corais, duplas e cantores solo que abrilhantaram o evento louvando e enaltecendo o nome do senhor.



O ponto central da Festa das Primícias é entrada das famílias. Elas trazem seus alimentos de acordo com aquilo que produz, como forma de gratidão pelos frutos colhidos.


No contexto bíblico, as festas anuais eram o centro da religiosidade dos antigos hebreus, era uma forma de gravar preceitos bíblicos na mente do povo. A Festa das Primícias simbolizava a consagração a Deus de todas as colheitas. Os fieis viajavam longas distâncias para demonstrar sua gratidão.


Atualmente, a Igreja Adventista do Sétimo Dia mantém o conceito bíblico da gratidão e fidelidade. Na bíblia, o apóstolo Paulo aconselha: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” I Ts 5:18.


Foi este sentimento de gratidão que motivou a realização da primeira festa na igreja de Mamborê Sítio, a ideia inicial da Festa das Primícias, era realizar um culto de gratidão só com os membros da igreja, mas o evento se espandiu, reunindo fiéis de todo o país.


16 anos se passaram desde que, cerca de oitenta agricultores, se reuniram na pequena Igreja de Mamborê Sítio para agradecer a Deus pelos bons resultados da colheita anual. Hoje, milhares de pessoas migram de diversos lugares do país para aprender com esta comunidade que honra a Deus com a sua forma adoração.


Um dos objetivos da realização das festas bíblicas era o testemunho do povo hebreu às nações vizinhas. Nos tempos bíblicos o sonho de Deus era que seu povo fosse exemplo e meio de salvação à todos que não O conheciam. a verdade é que, ainda hoje, Ele espera que seus filhos sejam bons modelos a serem seguidos.


Significado – No dicionário Aurélio, a palavra primícia também significa – Os primeiros sentimentos, o começo. O simbolismo da entrega das primícias está atrelado ao conceito de Mordomia Cristã. Mordomia é o estilo de vida daquele que aceita o senhorio de Cristo, e anda em companheirismo com Deus atuando como Seu agente, para administrar os Seus assuntos aqui na terra.  


Pioneiros 


Há 74 anos, o pioneiro João Valdemar Zukowski viajou de Santa Catarina para o município de Mamborê,PR. As famílias vieram de pé e de carroça. Ao se instalarem no local, a adoração em família virou adoração em grupo e logo três Igrejas Adventistas do Sétimo Dia foram instituídas na região.

















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário