26 abril, 2019

Prefeitura de Mamborê firmou convênio visando castração de cães e gatos

A prefeitura de Mamborê firmou convênio com CIES – Centro Integrado de Ensino Superior de Campo Mourão para promover ações de educação ambiental, visando o programa municipal de castração de cães e gatos, com o  tema “Guarda Responsável”.

Sabendo das dificuldades dos municípios da região com animais abandonados nas ruas, os acadêmicos de medicina veterinária do CIES elaboraram um projeto que será desenvolvido em Mamborê, tendo como objetivo principal adoção de animais de rua. Mamborê foi escolhida após o município estabelecer contato e demonstrar interesse na solução dos problemas com os animais.

Dentro das atividades a serem desenvolvidas, haverá um dia para adoção, marcado para dia 25 de maio próximo, das 10h00 às 15h00 na praça da Igreja matriz. Neste dia será feita a conscientização da população sobre a guarda responsável, além de ser entregue um termo de adoção e materiais educativos.


O prefeito Ricardo Radomski destaca a importância destas ações, são investimentos importantes que estamos realizando, até pouco tempo não havia este tipo de trabalho desenvolvido pela prefeitura. Estamos dando todo o apoio para que o setor possa de maneira coordenada realizar a castração dos animais de rua e a microchipagem. Radomski também destacou a construção do canil, uma obra executada com recursos da prefeitura dentro dos padrões exigidos pelo CRMV - Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Segundo a médica veterinária Leila Calegari Leonço hoje Mamborê conta com serviços de castração gratuita, microchipagem, distribuição de vacinas inibidoras de cio e raiva, canil municipal, multa por abandono de animais e agora conta também com a parceria firmada com os acadêmicos de medicina veterinária que trata sobre a guarda responsável. “Através dessas ações vamos diminuir o problema dos animais de rua enfrentando por vários municípios da região”, disse a veterinária.


A técnica da Divisão do Meio Ambiente Ana Maria Fernandes falou que os investimentos do município fica em torno de R$ 210 mil reais por ano para manutenção do programa que prevê: ração, medicamentos básicos, castração e a contratação de mão-de-obra para manutenção do canil e coleta de animais nas ruas. “Estamos fazendo todo o esforço para oferecer  a comunidade um trabalho sério e comprometido ao mesmo tempo cuidando com carinho dos animais”, disse Ana Maria.

Mamborê conta hoje com um canil municipal construído pela prefeitura em um terreno nos fundos do parque de exposições. O canil já está sendo utilizado para os devidos procedimentos no atendimento aos animais de rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário