03 abril, 2019

Atividades sobre violência contra a mulher são destaque na escola Rui Barbosa

Ao trabalhar o gênero textual "notícia" com as turmas dos nonos anos, a Professora de Inglês da Escola Estadual Rui Barbosa de Mamborê, Zélia Paiva Nogueira, solicitou aos alunos que pesquisassem e compartilhassem com os colegas notícias diversas de diferentes meios e suportes. 

Nos debates em sala de aula, as notícias sobre casos de violência contra a mulher ganharam destaque, provocaram sentimentos de inquietação e indignação nos alunos, promovendo discussões fervorosas, enfim, sensibilizando a turma para esta temática tão complexa e necessária. 



A partir daí, a professora resolveu explorar melhor o assunto, promovendo um projeto que contemplou a realização de várias atividades: leitura e análise linguística de notícias, produções de textos orais e escritos sobre o tema, produções de texto coletivas, leitura e análise de gráficos, produção de slogans e desenhos e ainda confecção de painel e realização de uma palestra com a estagiária do Fórum Heloísa Perosa.





Foi um trabalho intenso, que gerou amplas discussões, resgatou a experiência de vida dos alunos, promoveu debates e reflexões e despertou nos meninos e meninas a consciência de que a violência contra a mulher é real, está muito perto de nós e precisa ser discutida e combatida. 




Os alunos entenderam que homens e mulheres têm suas diferenças, mas ambos precisam ser respeitados, pois em relação aos direitos, somos todos iguais. Parabéns à Professora e aos alunos por desenvolverem esse trabalho tão significativo!















Nenhum comentário:

Postar um comentário