28 novembro 2018

Câmara Mirim realiza visita técnica na Alep, Palácio Iguaçu e outros locais de interesse na capital


Conforme previa o calendário de atividades deste semestre, os integrantes da Câmara Mirim de Mamborê – 1ª Legislatura –   estiveram em Curitiba nos dias 25 e 26 de novembro, para uma visita técnica a alguns locais de interesse cultural, histórico, turístico e outros. Viajaram oito vereadores mirins, acompanhados por um pai ou responsável. Apenas o vereador mirim Paulo Henrique S. de Oliveira não pode participar.


Os nove vereadores de Mamborê acompanharam os mirins, seus afilhados, bem como as diretoras dos quatro estabelecimentos de ensino que participam do projeto Câmara Mirim, no município. A viagem foi programada pelo coordenador do projeto Câmara Mirim, Hugo Leandro Simões Sorrilha, que acompanhou a equipe. A técnica em enfermagem Rosana Aparecida da Silva Martins integrou a equipe caso houvesse algum problema de saúde dos membros.


Os 34 mamboreenses embarcaram às 7h40 da manhã de domingo (25), chegando ao Hotel Caravelle às 17h. Na noite do mesmo dia todos assistiram ao último ensaio da tradicional apresentação natalina no Palácio Avenida (Banco Bradesco), na Rua XV de Novembro. Na segunda-feira (26), houve visita à Câmara Municipal de Curitiba, Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), Palácio Iguaçu e alguns minutos no Jardim Botânico. Retornando, o ônibus chegou a Mamborê às 4h da manhã de terça-feira (27).



“A viagem foi de grande aprendizado. Conhecer nossos poderes, onde são feitas as leis que nos regem é muito bom. A partir de agora é possível ter uma visão muito mais ampla dos nossos poderes”, avaliou Adaildo Augusto Akopnik Santos, presidente da Câmara Mirim.



Câmara Municipal de Curitiba

No primeiro compromisso do dia, os vereadores mirins participaram de parte de uma sessão do Legislativo Municipal de Curitiba. O presidente da Câmara de Mamborê, Jairo Silveira de Arruda e o vereador pastor Everson Clei Tiburcio foram convidados a estarem na mesa diretiva, durante a sessão. Trinto e oito vereadores compõem o Legislativo Municipal da capital.
Houve visita ao gabinete do vereador Wolmir Aguiar, amigo do pastor Everson Clei Tiburcio. Este entregou um distintivo (botton) da Câmara Municipal de Curitiba, aos vereadores mirins e aos vereadores de Mamborê.



Valéria Nogueira conduziu a equipe pelo histórico Palácio Rio Branco e Anexo 2, explicando um pouco da história do mesmo. O palácio foi construído entre os anos 1891 e 1895 para sediar o Poder Legislativo Estadual. Com a transferência do mesmo ao Centro Cívico, o palácio passou a ser sede da Câmara Municipal em 1963.


Assembleia Legislativa

A visita à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) teve início no Plenarinho. “A Assembleia Legislativa surgiu em 1854, portanto, há 164”, informou Jenifer Sarti, integrante da equipe de cerimonial.



Houve a gravação de uma matéria, em vídeo, pela equipe da assessoria de imprensa da Alep, sobre a visita dos mamboreenses. Após visita aos gabinetes dos deputados estaduais: André Bueno (PSDB) e Gilson de Souza (PSC), a equipe participou de parte da sessão da Alep, sendo citados pelo presidente, André Bueno.


Palácio Iguaçu

Uma longa e interessante visita aconteceu ao Palácio Iguaçu, sede do Poder Executivo do Estado do Paraná. A exemplo dos demais locais, a visita dos mamboreenses, ao palácio, estava agendada e aconteceu com o guia Alexandre Cezar Filho. Curiosidades históricas foram repassadas durante visita ao Salão Petit, Salão de Atos, Salão Nobre, Salão Oval, Capela Nossa Senhora do Rocio e outros.








































Nenhum comentário:

Postar um comentário