25 novembro 2018

Aluna do Colégio João XXIII participou do projeto Geração Atitude

No último dia 20 de novembro aluna Mamboreense Érica Machado, a qual cursa o 1º ano do ensino médio, juntamente com a professora  e orientadora do projeto,
Edna Hofstatter Scharlau estiveram representando o Colégio Estadual João XX III e o Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão na Caravana da Cidadania, última etapa do programa Geração Atitude.



Foram aproximadamente 500 projetos encaminhados e entre estes, apenas 32 foram selecionados, entre os quais estava o projeto da aluna Mamboreense. O concurso as 32 melhores propostas de Projetos de Lei, apresentadas por estudantes e orientadas por professores. Os autores dos projetos foram selecionados por uma banca e receberam como reconhecimento uma viagem a Curitiba onde conheceram o funcionamento dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

VIDEO COM O DISCURSO DA ESTUDANTE NO PLENÁRIO DA ASSEMBLÉIA

Erica Machado participou do evento que reuniu 32 jovens e seus respectivos professores orientadores, dos 32 NREs do Paraná. A jovem Mamboreense usou o plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná,  onde realizou o seu discurso sobre o programa Geração Atitude.

Video do Programa Rádio Assembleia Especial Geração Atitude 2018


Segundo a estudante, a oportunidade de participar do evento foi maravilhosa e a realizção de um sonho. " Discursar na ALEP, foi realmente a realização de um sonho. Por muitas vezes assisti as sessões pela TV e  vi jovens fazendo o uso da palavra, e isto me motivou ainda mais, é uma alegria ver a participação do jovem na política, fazendo o exercício da cidadania... Como citei em meu discurso: Que sejamos a Geração Atitude! Prefiro fazer a diferença, do que ficar reclamando do cenário político brasileiro.

Tivemos uma semana com muitas programações, mas tudo valeu a pena! Foi a realização de um sonho. Ver os jovens participando e conhecendo mais sobre democracia, funcionamento dos 3 poderes, é algo essencial. Pois seremos os futuros governantes dessa nação.

Trocar experiências com os demais participantes foi algo excelente, cada um era de um lugar do Estado... Fizemos amizades, nos apegamos, trocamos experiências... Foi incrível! Tanto que na hora da despedida todos se emocionaram.". Concluiu a estudante Erica Machado.



As Mamboreenses ainda realizaram diversas visitas e encontros com Deputados, Presidente do  Conjovem, orientadora do projeto e demais orientadores, visita ao Tribunal de Justiça, visita ao Palácio do Iguaçu, Ministério Público,  Jardim Botânico demais localidades e atividades.



O projeto Geração Atitude tem como objetivo apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses da rede estadual de ensino, promovendo a cidadania, a participação política e o protagonismo juvenil. Desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná com apoio da Secretaria de Estado da Educação, Tribunal de Justiça do Paraná, Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado e Ministério Público do Paraná, o Geração Atitude está presente em todas as escolas públicas de ensino médio, localizadas nas áreas de atuação dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná. 



As ações do projeto buscam despertar o interesse dos jovens para temas como Cidadania, Democracia, Política, Eleições, Voto Consciente e o funcionamento do Ministério Público e dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. Compreendendo melhor esses assuntos, os estudantes podem tornar-se agentes transformadores da realidade, participando de discussões que envolvam sua escola, bairro, cidade, estado e o país.














Nenhum comentário:

Postar um comentário