18 outubro, 2018

Sessão da Câmara e entrega de comenda à Ir. Regiane Romanichen


Houve duas sessões da Câmara Municipal de Mamborê, na noite de terça-feira (16), no plenário Vereador Dorneles Adão Cavali. Na primeira, a apresentação de indicações oriundas da Câmara Mirim e encaminhadas ao Poder Executivo, via Legislativo Municipal. Na segunda sessão aconteceu a entrega da Comenda de Mérito e Gratidão de Mamborê à Ir. Regiane Romanichen, ex-diretora da Escola Nossa Senhora de Fátima (ENSF). Esta havia sido proposta pelo vereador José Aparecido Januário (PPS) e aprovada por todos os demais vereadores.


Durante a Ordem do Dia, houve a aprovação, em segunda votação, do Projeto de Lei nº 67/2018, de autoria do vereador Jairo Silveira de Arruda (PDT), propõe a alteração e acréscimo de dispositivos à Lei nº 64/2018, que dispõe sobre a participação de jovens nos conselhos de políticas púbicas municipais de Mamborê. “Nas composições já existentes de cada Conselho Municipal, sejam nas categorias de usuários, integrantes da sociedade civil e governamental, preferencialmente, uma vaga será preenchida por jovens residentes no município de Mamborê”, diz o Artigo 2º, que é uma das alterações propostas ao PL 64. Há também outras alterações como a idade dos jovens que poderão participar dos conselhos: de 16 a 21 anos para 18 a 29 anos. Não há mais obrigatoriedade de estar estudando, como previa a Lei nº 64. Também foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 68/2018, de autoria do Poder Executivo, de suplementação de verba no valor de R$ 764,25.

Sessão solene de outorga da comenda
No plenário, estavam presentes a atual diretora da ENSF, Ir. Ana Regina Praisner; Ir. Bernadete Karabinoski e Ir. Dominica Starepravo, além da coordenadora da escola, Roselene de Fátima Piginski Polizelo e alguns amigos da religiosa. Thiago Zanini, secretário municipal de Governo, representou o prefeito Ricardo Radomski, na sessão solene de entrega da comenda.
Após o Hino Nacional, o secretário da Câmara Municipal, Mauricio Jotta Massano, fez a leitura do Projeto de Resolução nº 3/2018, concedendo a comenda à religiosa.


“Hoje é uma data marcante na minha vida! Tenho a honra e a satisfação de conferir, com meus companheiros desta Casa de Leis, à Ir. Regiane Romanichen a Comenda de Mérito e Gratidão de Mamborê”, disse o autor da resolução, José Aparecido Januário. “Título conferido somente às grandes personalidades de nossa sociedade, que prestaram relevantes serviços à população de Mamborê”, prosseguiu o vereador. “Neste período de dez anos testemunhei sua liderança, conduzindo as ações administrativas e eventos da escola, com firmeza, segurança e, ao mesmo tempo, de forma sutil”, concluiu o autor da comenda.

 “Aprendi a lhe respeitar muito, apesar do pouco tempo que convivemos”, disse Thiago Zanini, secretário de Governo do Município de Mamborê.

“Todas as comendas que nós temos visto, aprovadas nesta Casa, são comendas importantes, valorizando pessoas importantes de nossa sociedade. A comenda vem para isso: para enaltecer o trabalho, engrandecer as pessoas que desenvolvem uma atividade relevante em nosso município”, disse Jairo Arruda, presidente da Câmara.

Todos os vereadores se pronunciaram homenageando a ex-diretora.
“Foram 11 anos: trabalhei um ano na secretaria e mais dez na direção. Foram momentos em que eu cresci, eu aprendi. Tem aquele ditado que diz: ‘por onde passamos deixamos um pouquinho de nós, mas levamos muito dos outros’”, disse a homenageada Ir. Regiane afirmando que levou muito aprendizado de Mamborê.

Irmã Regiane
A Ir. Regiane Romanichen ficou à frente da direção da Escola Nossa Senhora de Fátima durante 10 anos. Natural de Prudentópolis, a religiosa pertence à Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada e celebrou 25 anos de vida religiosa, neste ano (2018). Atualmente, a Ir. Regiane está na direção do Colégio Imaculada Virgem Maria de Prudentópolis, PR.



Indicações apresentadas
Indicação n° 123/2018 – Autoria: Todos os vereadores (Indicação da Câmara Mirim)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Ao Prefeito Municipal e Secretaria Municipal de Esporte e Cultura para buscar executar maior número de atividades esportivas junto ao lago municipal, bem como melhorar a infraestrutura que encontra-se com defeitos. Essa é uma indicação oriunda da Câmara Mirim, do vereador mirim, Lucas Prado Pezzini.


Indicação n° 124/2018 – Autoria: Todos os vereadores (Indicação da Câmara Mirim)

Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)


Ao Prefeito Municipal e a Secretaria Municipal de Esporte e Cultura para buscarem formarem parcerias junto a Secretaria de Estado e Educação para realização de gincanas esportivas escolares no Município. Essa é uma indicação oriunda da Câmara Mirim, das Vereadoras Mirim, Nayane de Souza Moreira e Mariana de Oliveira Glovienka.


Indicação n° 125/2018 – Autoria: Todos os vereadores (Indicação da Câmara Mirim)

Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)


Ao Prefeito Municipal, que seja realizado uma parceria com o Governo do Estado ou com recursos próprios municipais para a construção de uma cobertura em frente ao portão principal da Escola Estadual Rui Barbosa - E.F. Essa é uma indicação oriunda da Câmara Mirim, do Vereador Mirim Adaildo Augusto O. Santos.


Indicação n° 126/2018 – Autoria: Todos os vereadores (Indicação da Câmara Mirim)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)


Ao Prefeito Municipal, que seja realizado a construção de um quebra-molas, em frente a Escola Municipal Elizabete das Neves Teixeira Fernandes, situada na Rua Giácomo Ambrósio Ciconelo, nº 633. Esta é uma indicação oriunda da Câmara Mirim, do Vereador Mirim Adaildo Augusto O. Santos.

Indicação n° 127/2018 – Autoria: Todos os vereadores (Indicação da Câmara Mirim)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Ao Prefeito Municipal e a Secretaria Municipal de Educação para buscar fazer um levantamento e possível implantação de equipamentos de acessibilidade no interior das escolas Municipais, especialmente nos banheiros. Esta é uma indicação oriunda da Câmara Mirim, do Vereador Mirim Paulo Henrique dos Santos de Oliveira.


Indicação n° 128/2018 – Autoria: Todos os vereadores (Indicação da Câmara Mirim)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

À Secretaria de Cultura e Esporte, que sejam realizadas Corridas Rústicas de Valorização da Vida com saída da frente do Colégio João XXIII até o CTG. Essa é uma indicação oriunda da Câmara Mirim, do Vereador Mirim Vinícius Garcia Castro.


Indicação n° 129/2018 – Autoria: Todos os vereadores (Indicação da Câmara Mirim)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

A Secretaria de Cultura e Esporte, que seja instalado uma cesta de basquete na Praça das Flores. Essa é uma indicação oriunda da Câmara Mirim, do Vereador Mirim Vinícius Garcia Castro.


Indicação n° 130/2018 – Autoria: Todos os vereadores (Indicação da Câmara Mirim)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

A Secretaria de Cultura e Esporte que realize um intercolegial de futsal. Essa é uma indicação oriunda da Câmara Mirim, do Vereador Mirim Gabriel Lara.


Nenhum comentário:

Postar um comentário