27 setembro, 2018

Secretaria de saúde realizou palestra e consultas com médico neuropediatra

Na manhã do último sábado dia 22, foi realizado nas dependências do Centro Cultural de Mamborê, uma palestra ministrada pelo médico neuropediatra, Dr. Marcelo Pizatto, a palestra teve como público-alvo os profissionais da área de educação da Secretaria Municipal de Educação de Mamborê, assim como também os profissionais da Escola estadual Rui Barbosa.

Estiveram presentes no evento prefeito do município Ricardo Radomski, secretária de saúde Sara Caroline Beltrame Perez, Secretária de Educação Maria Thereza Murback, demais autoridades e membros da comunidade.


O tema da palestra foi TDAH (Tanstorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade), sendo um transtorno neurobiológico de causas genéticas que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida, ele se caracteriza por sintomas de desatenção inquietude e impulsividade e impulsividade, ele é um chamado às vezes de de de distúrbio de déficit de atenção.


TDAH é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados, ele ocorre em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo, em que já foi pesquisado, em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brancos.


O tratamento do TDH deve ser multimodal ou seja uma combinação de medicamentos, orientação aos profissionais e professores, além de técnicas específicas que são ensinadas ao portador, a medicação na maioria dos casos faz parte do tratamento.


O médico neuropediatra Marcelo Pizatto, estará atendendo a comunidade mamboreense, mais especificamente as crianças com problemas neurológicos, o profissional foi contratado pela prefeitura municipal de Mamborê, através da Secretaria de Saúde e estará fazendo atendimento mensal, as consultas serão programadas e agendadas, sendo realizada um sábado por mês. No ultimo sábado ja teve o início aos atendimentos, onde foram atendidas 30 crianças.


O prefeito Ricardo Radomski destaca a importância deste profissional, em estar atendendo as crianças mamboreenses, trazendo assim mais qualidade de vida a todas as crianças.


A secretária de saúde Sara Caroline Beltrame Perez, destacou a grande importância do atendimento que será realizado pelo profissional no atendimento as crianças do município, segundo a a mesma este era um sonho de muitos anos, em conseguir a contratação de um médico neuropediatra, para poder assim atender as crianças.  Sara manifestou a sua felicidade e agradece ao prefeito Ricardo Radomski, por ter permitido que tão importante contratação fosse realizada pela secretaria.











Nenhum comentário:

Postar um comentário