20 junho, 2018

Moção de Congratulação a Policiais Militares de Mamborê

Na noite da última terça-feira dia 19, durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Mamborê, foi apresentada a moção nº 0010-2018 de autoria do vereador Jairo Silveira de Arruda, sendo enviado a moção de congratulações aos Policiais Militares Josemar Lopes dos Santos e Paulo Kostin Júnior, pertencente ao destacamento da Polícia Militar de Mamborê, pelo atendimento prestado na ocorrência realizada no dia 10 de Março de 2018, no resgate de uma vítima de incêndio na cidade de Mamborê.

No início da madrugada do dia 10 de março, sendo por volta das 00h10min, a equipe do Destacamento da Polícia Militar de Mamborê, composta pelo Sd. J. Lopes e Sd. Kostin, foi informada de que uma casa localizada na Rua Archilles Martins, 971, estaria pegando fogo, pois havia muita fumaça saindo do seu interior, e que o morador possivelmente estaria lá dentro sem poder sair, e as pessoas estavam com medo de adentrar a casa, pois achavam que a mesma iria explodir, segundo afirmação das próprias pessoas. 

De imediato a equipe policial se deslocou até o local e verificou que realmente havia muita fumaça saindo do seu interior, e havia um cheiro de produtos queimados muito intenso. A equipe pediu para que os populares se afastassem e fossem para um local seguro, e de imediato arrombou a porta, sendo que já de início teve que retornar para fora devido à grande quantidade de fumaça e da dificuldade de se respirar. 



Porém, imaginando que o morador poderia estar dentro da residência necessitando socorro urgentemente, correndo perigo de vida, a equipe adentrou novamente a casa, quando se ouviu um sussurro pedindo ajuda e algumas tosses vindas do quarto, sendo que a equipe adentrou o quarto e verificou que um homem, posteriormente identificado como sendo a pessoa de Marciliano Bernardo da Silva, 42 anos, estava em cima da cama, enrolado nas cobertas e se debatendo muito, tentando sair do quarto, porém, já estava desorientado e com dificuldades para falar com os policiais. 

O mesmo então foi pego pelos braços e arrastado para fora da residência. Logo após o salvamento, a equipe de saúde do Centro de Saúde Municipal chegou ao local e levou a vítima para atendimentos médicos. 



A homenagem é fruto do reconhecimento da Câmara Municipal de vereadores, em valorizar todo empenho e dedicação de bravos homens que dedicam o trabalho no dia a dia em proteger os cidadões com suas famílias e propriedades, como mantenedores da lei e da ordem em especial Policiais Militares Josemar Lopes dos Santos e Paulo Kostin Júnior,  é sabido que na lida diária os homenageados pelo legislativo colocam a própria vida em risco para defender a dignidade de toda a gente, que confia no trabalho dos policiais, diante de um povo 24 horas por dia, em qualquer tempo com todas as ameaças que a profissão enfrenta, no combate ao inimigo comum.

No referido caso verificou-se a coragem dos homenageados que culminou no salvamento de uma pessoa que sem este ato de bravura poderia ter sido vitimada por uma fatalidade, felizmente hoje esta vítima está gozando de plena saúde, podendo agradecer e comemorar a vida.



Segundo o vereador Jairo Arruda, todos os agradecimentos são poucos frente a tamanha disponibilidade em ajudar o próximo, ficando registrado pelo poder público como forma singela de aplausos, enaltecimento pelo excelente trabalho realizado, repleto de humanismo e amor ao próximo.

Arruda agradeceu ao vice-prefeito, Sebastião Martinez (Dem), presente no plenário, por ter sugerido a homenagem aos dois policiais. Arruda acrescentou ainda que “raramente há reconhecimento do trabalho dos policiais, que muitas vezes colocam a própria vida em risco”.
“O povo mamboreense agradece ao trabalho de vocês”, disse o vereador Mauricio Jotta Massano (MDB).
“Tenho a certeza que na noite de hoje esta casa está dizendo ‘nós valorizamos o trabalho de vocês’”, disse o vereador Pastor Everson.
“Uma moção justa, pois é uma atividade difícil”, disse o vereador Januário. Ele lembrou que nos últimos anos não aconteceu nenhum assalto a banco, correio, lotérica e nem explosão de caixas eletrônicos em Mamborê, dizendo que, certamente, isso não é por acaso; é devido à dedicação dos policiais e da integração entre a Polícia Militar e Polícia Civil.

“Muitas das nossas classes da sociedade não têm encontrado respaldo e valorização à altura das suas prestatividades”, disse o vereador Fabio da Silva Ferreira (PV), citando a classe da Polícia Militar como uma que “se dispõe a fazer mais com muito pouco”. “Hoje, esta Casa de Leis quer lembrar os verdadeiros heróis que esta cidade tem”, concluiu.

Os demais vereadores também parabenizaram o presidente pela moção e os homenageados. Os demais policiais de Mamborê também foram lembrados, bem como o comandante do Destacamento da PM, subtenente Mario da Silva.

O Destacamento da Policia Militar de Mamborê, conta atualmente com um efetivo de 06 policiais Militares, sendo comandado pelo Subtenente Mario da Silva, o qual não tem medido esforços para trazer segurança e manter a ordem em todo município de Mamborê.








FOTOS: Vilson Olipa


Nenhum comentário:

Postar um comentário