23 maio, 2018

Apresentação do Grupo de Musicalização do CAPS

O dia 18 de maio marca, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Esta data, foi instaurada em 1987 na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema "Por uma sociedade sem manicômios".



Este marco é parte da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira. Seus objetivos são,  propor não só mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental, mas, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais”.



Em alusão a essa data, o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Mamborê-PR realizou no dia 21/05/2018  apresentação do Grupo de Musicalização do CAPS nos E.S.F’s e Posto de Saúde de Mamborê pelos usuários do CAPS que participam deste grupo, mostrando que é possível oferecer tratamento de forma humana, na comunidade através da inclusão e inserção social através da música.


A atividade objetivou mostrar um dos trabalhos que é realizado no CAPS atualmente, que a música e seus benefícios que podem ser terapêuticos, trabalhar auto estima, inclusão e inserção social, concentração, entre outros. 



A apresentação foi realizada na “sala de espera” das Unidades de Saúde aos pacientes que estavam aguardando atendimento. Foi ainda feito a panfletagem pelos usuários do CAPS sobre saúde mental e feito orientação pelos técnicos do CAPS sobre o Dia da Luta Antimanicomial.






























Nenhum comentário:

Postar um comentário