16 março 2018

Acimam recebe certificação de gestão da Faciap

Representantes de 54 associações comerciais e coordenadorias que participaram do Programa de Certificação em Gestão (PCGF), executado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) receberam as certificações em uma solenidade na terça-feira (14), no auditório do SEBRAE, parceiro no programa. O PCGF foi criado para alavancar o desempenho organizacional das entidades, melhorando processos e implantando ferramentas de boas práticas de gestão. A Acimam foi uma das 54 associações e esteve representada por Thalita M. Senhorini, secretária executiva, e Érica de Pauli Cantieri, funcionária da associação. Além da Acimam, as associações comerciais de Quinta do Sol e Araruna, todas pertencentes à Cacercopar, também foram premiadas.



Para essa primeira etapa, as associações foram selecionadas pela Faciap em conjunto com as coordenadorias. Para este ano, serão mais 45 entidades inseridas no programa. O foco do programa são as entidades de pequeno porte.

“Mais importante do que o próprio certificado é que presidentes, diretores e executivos mantenham em prática as ferramentas de boa gestão que obtiveram com o programa”, afirmou o presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa. “É uma oportunidade que este projeto oferece para que as entidades cresçam e também contribuam para mudar a realidade de seu território”.



Para isso, foram trabalhadas várias áreas dentro das entidades: pessoas; processos internos; finanças; clientes; cultura associativa; desenvolvimento local; e serviços. As coordenadorias e associações eram pontuadas segundo o desempenho alcançado. A soma dos pontos resultou na conquista de uma das três certificações, que são ouro, prata e bronze.

A Associação Comercial e Empresarial de Pitanga (ACEPI) foi uma das que receberam o ouro. O presidente da entidade, João Sérgio Hey, recebeu a certificação no auditório do SEBRAE, e afirmou que para conquistar o título, foram revisados os procedimentos e rotinas da associação. “Pudemos observar que a gestão ficou bem mais definida e os resultados mais visíveis”, disse ele. Sérgio Hey foi acompanhado de todos os empresários que são ex-presidentes da ACEPI. Além disso, Sérgio Hey afirmou que, com o Programa de Certificação de Gestão, a entidade compreendeu o quanto ainda pode evoluir. “Incentivados pelas boas práticas na gestão, podemos proporcionar melhor fluidez e eficiência no dia a dia da ACE Pitanga”.



A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Oeste do Paraná (Cacicopar) recebeu a certificação prata. O presidente Marco Borges, que recebeu a placa nesta quarta-feira (14), relembrou que o trabalho começou em 2016, com a capacitação de presidentes no curso Líder Associativista, promovido pela UniFaciap. “Foi muito importante participarmos e será um grande desafio manter e melhorar o programa. A boa gestão da coordenadoria irá refletir em um atendimento de melhor qualidade para nossas associações”, afirmou ele.

Durante o evento, o diretor de operações do SEBRAE, Júlio Agostini, lembrou que a parceria com a Faciap é muito bem-vinda, já que dotar as associações com melhores condições de gestão é investir no desenvolvimento dos territórios. Já Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do SEBRAE-PR, disse que a implantação das ferramentas de gestão irão ser percebidas pelos empresários, que vão receber um atendimento ainda melhor das associações.


Com informações da Faciap e Acimam 

Nenhum comentário:

Postar um comentário