14 novembro 2017

Projeto Cidadão de Boa Esperança será apresentado em Curitiba



Um dos destaques do momento, do Núcleo Regional de Educação de Goioerê, é o “Projeto Cidadão”, desenvolvido pelas professoras Mara Cristina Garófalo e a Similaine Sibeli, criado no início do ano de 2017 e realizado para desenvolver a habilidade do aluno para a escolha de vida perante ao mercado de trabalho.  O projeto é desenvolvido no Colégio Estadual Vicente Leporace, e já repercutiu toda a região. Surgiu através de uma atividade interdisciplinar desenvolvida em sala. E tem como objetivo a educação para o exercício em cidadania.


Segundo as professoras, tudo começou pela disciplina de Filosofia, que é conduzida pela Mara, em seguida, fez o convite à Similaine que trabalha com a Língua Portuguesa, tudo para sair da rotina e possibilitar mais abertura de interesse ao aluno. Foram idéias brilhantes que resultaram ao projeto "Cidadão". Dentre aos projetos de Educação do Estado há também a “Geração Atitude”, projeto esse ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção, com objetivo formação cidadã de estudantes paranaenses, as professoras desenvolveram esse projeto “Formando Cidadão”, atrelado ao “Geração Atitude”.

A partir daí contaram com a possibilidade de realizar algumas palestras para os alunos do 3º ano do Ensino Médio, sobre carreiras e mercado de trabalho, uma vez que, dentro em breve, os alunos terminariam a Educação básica e iriam ingressar no Ensino Superior, e ou se inserir no mercado de trabalho.

O projeto em ação já trouxe diversos profissionais do serviço público e privado, destacando a presença dos Senhores (as): Gilson Martins, Técnico da EMATER e Vereador; Milton Almeida, Agrônomo da empresa Ferrari Zagatto; José Rodolfo Grou que é Master Coach, graduado pela Academia Brasileira de Coaching e Desenvolvimento; Jéssica Aline Soares Promotora da Justiça da Comarca de Mamborê/PR, e o funcionário público José Wilson Cibotto, que destacou todas as Secretárias Municipais e suas funções. 


Todas essas palestras contribuíram aos estudantes em fazer a escolha segura, consciente e não estereotipada das profissões. Além de abordarem as questões voltadas para os conceitos de política, cidadania, democracia, moral e ética. Além disso, os alunos praticaram ações como visitas técnicas ao poder Executivo e Legislativo, a fim de compreender sobre as funções e o funcionamento desses órgãos. 


Há! Mais ainda não para por aí. Resultando em tudo isso, haveria ainda a segunda etapa para participar do projeto do Estado, como mencionado, o “Cidadania Atitude”, que buscava um estudante para propor uma idéia para mudar o Paraná, através da “Caravana da Cidadania’. 

Sendo assim, o aluno do 3º ano do Ensino Médio, Divonzir Guilherme Junior, considerando tudo o que já havia e estava experienciando com a ação das professoras, propôs a criação do projeto “Profissões: formando cidadão”, com o intuito de que outros estudantes do Estado também pudessem ter a mesma oportunidade que ele e os colegas tiveram. Assim, o projeto foi encaminhado ao Ministério Público. E no dia 30 de Outubro, em meio a muita euforia, eles foram comunicados que estavam selecionado para participar da segunda etapa do projeto. 

Por isso, nos dias 20, 21, 22 e 23 de Novembro estarão as professoras e alunos em Curitiba, representando o NRE/Goioerê e o Município de Boa Esperança, com a expectativa de que esse projeto que surgiu do contexto em sala de aula, possa se tornar uma política pública, passando a fazer parte do conteúdo obrigatório a ser trabalhando nas escolas estaduais de todo o Paraná. 

Com isso, o projeto está previsto para encerrar no mês de Dezembro e conta ainda com a participação de um profissional autônomo e a visita ao poder Judiciário. Assim, as professoras, se sentem agradecidas pela a participação e empenho dos alunos, e em especial ao aluno Junior que sugeriu a participar do projeto do Estado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário