11 setembro 2016

C. Mourão: Marta Barcellos na abertura da Semana Literária Sesc

A abertura da programação da 35ª Semana Literária Sesc PR, em Campo Mourão, será na próxima terça-feira (13/9), às 20 horas, com um bate papo literário com a jornalista e escritora Marta Barcellos. Ela foi a vencedora, em 2015, do Prêmio Sesc de Literatura, na categoria  contos, com o livro “Antes que segue”. 


“O Brasil na minha obra” é o tema do evento deste ano, que vai ocorrer simultaneamente em 22 cidades paranaenses no período de 13 a 16 de setembro. Trata-se de uma das maiores feiras e encontros literários do Brasil, com a programação incluindo reflexões e debates sobre como o brasileiro se vê retratado na ficção literária contemporânea.  


O Sesc Campo Mourão agendou a participação de aproximadamente quatro mil crianças, adolescente e adultos para as atividades programadas. Espetáculos de contações, mesas redondas, bate papo, sarau, oficinas, participação de livrarias e exposições fazem parte da programação que será desenvolvida integralmente na unidade do Sesc (avenida João Bento, 2020).

Na quarta-feira (14), a autora de Campo Mourão, Tatiana Aline Santana, participa, na Sala de Leitura do Sesc, de um bate-papo sobre “Ser”, nome do seu livro de estreia. À noite, Lucci Collin e João Anzanello Carrascoza, a partir das 20 horas, comandam a mesa temática “Brasil à mesa”, abordando como o país se faz nas obras literárias.

Danilo Furlan é o autor convidado para o encontro sobre “Histórias de Naitá”, na quinta-feira (15), às 10 e às 14 horas. Durante todos os dias da feira haverá a exposição “Identidade e Cultura Paranaense”, salas e espaços de leitura, exposição e comercialização de livros, oficinas de leitura, literatura e escrita criativa, entre outras atividades.
Inovações

Diferente das edições anteriores, neste ano não haverá a escolha de um autor homenageado e tampouco um patrono. Haverá uma homenagem à cultura paranaense e toda a sua forma de manifestação. Assim será possível conhecer e identificar idiossincrasias do nosso estado, cuja configuração apresenta-se bastante plural em termos culturais. O evento terá curadoria coletiva, formada por oito colaboradores.

A busca por traços de identidade é própria do ser humano e a literatura é um espaço que possibilita a impressão da realidade, onde os mitos se manifestam envoltos em novas roupagens e despontam as características peculiares de um povo. Para falar sobre o tema, foram convidados autores de renome nacional e internacional - entre eles paranaenses -, que abordarão aspectos da cultura do estado. 


A programação completa da semana literária pode ser conferida no site www.sescpr.com.br/semanaliteraria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário